POLÍTICAS EDUCACIONAIS

 

 
  • OBJETIVO

    Pessoas que atuam em cargos importantes nas instituições de ensino precisam buscar maneiras adequadas para a implementação de um regimento escolar qualificado, com o objetivo de aprimorar e modernizar as metodologias de ensino e de coordenação. Pelo ensino a distância você poderá fazer o curso de Políticas Educacionais, que abrirá novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer a legislação educacional brasileira, através da abordagem de temas como o direito educacional, as políticas públicas na educação, a lei 9.394, entre outros assuntos relevantes. Neste curso online você pode estudar em casa por um material de qualidade, obter o seu certificado e uma melhor colocação profissional em pouco tempo.

    Carga Horária: 81 horas 

 

Conteúdo:

Direito Aplicado à Educação
:: Origens do Direito Educacional Brasileiro
:: As Leis Educacionais em Âmbito Nacional
:: Diferentes Âmbitos da Legislação Educacional: Nacional, Estadual e Municipal
:: Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e o Estatuto do Idoso (2003)
:: A Educação Básica na Nova LDB
:: Formação e Carreira Docente na Legislação
:: A Proposta Pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental
:: A Proposta Pedagógica do Ensino Médio e da Educação Profissional
:: Avaliação na Escola e da Escola
:: O Regimento Escolar
:: Políticas de Currículo e Legislação
:: Planos de Educação

Políticas Públicas em Educação
:: Ciência política e políticas públicas de educação: aspectos históricos
:: Condicionantes sociais e políticas da educação
:: Enfoque das políticas públicas recentes em educação
:: Concepção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96
:: Modificações introduzidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96
:: Organização e funcionamento da educação básica
:: Os Parâmetros Curriculares da Educação Básica
:: Impasses e políticas atuais em relação à educação
:: Perspectiva educacional de inclusão
:: Educação básica de jovens e adultos
:: Desafios da educação infantil
:: Ensino médio: a última etapa da educação básica
:: Educação profissional: o desafio de formar trabalhadores
:: A avaliação institucional no Brasil
:: Perspectivas futuras das políticas públicas

 

Duração:

O curso de Políticas Educacionais tem carga horária de 81 horas e deve ser concluído em 30 dias. Durante este período o aluno pode assistir as videoaulas e acessar o material em PDF quantas vezes quiser.

 

Material Didático – Autor:

Ana Maria Alexandre Leite
- Mestre em Educação Brasileira;
- Graduada em Psicologia;
- Psicóloga na Universidade Gama Filho (1986);
- Atua na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no Convênio Unirio-Projovem;
- Diretora Pedagógica do GESTAR (Grupo de Estudos e Ação Racial de Nova Iguaçu e Maricá);
- Experiência na área de Educação com ênfase em Educação Inclusiva;
- Desenvolve pesquisas nas áreas de Juventude, Relações Raciais na Escola.

Bertha de Borja Reis do Valle
- Doutora em Educação - UFRJ.
- Mestre em Educação - PUC/RJ;
- Graduada em Pedagogia -UERJ;

Carlos Alberto Rodrigues Alves
- Mestre em Mídia e Conhecimento - UFSC;
- Especialista em Teologia Latino Americana - IMS;
- Especialista em Pedagogia - PUC-PR;
- Especialista em Metodologia do Ensino Superior - IBPEX;
- Graduado em Teologia - SPS;
- Graduado em Pedagogia - UTP;
- Graduado em Filosofia - UFPR.

Eliane Ribeiro Andrade
- Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2004);
- Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação-IESAE, da Fundação Getulio Vargas (FGV-1993);
- Especialista em Avaliação de Programas Sociais e Educativos pelo International Development Research Center (1985) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura;
- Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1978) e em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá (UNESA-1980);
- Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
- Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
- Técnica em Assuntos Educacionais;
- Experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, juventude e políticas públicas.

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
- Doutora em Educação - UFRJ;
- Mestre em Psicologia Escolar - UGF;
- Especialista em Supervisão Escolar - ASOEC;
- Graduada em Pedagogia - SUAM;
- Graduada em Psicologia - UERJ

José Luiz Cordeiro Antunes
- Mestre em Educação: Área de Concentração - Política e Administração da Educação Superior - UERJ/RJ;
- Graduado em Pedagogia - FINAM/RJ.

Leila de Almeida de Lócco
- Doutora em Educação - PUC-SP;
- Mestre em Educação: Supervisão e Currículo - PUC-SP;
- Especialista em Pesquisa Educacional - Uruguaiana;
- Especialista em Didática - FAFIL;
- Graduada em Pedagogia - UEPG.

Maria Fernanda Rezende Nunes 
- Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2005);
- Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-1995);
- Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);
- Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
- Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO;
- Professora adjunta da PUC-Rio;
- Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, atuando principalmente em Educação Infantil, Alfabetização e Currículo.

Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim
- Doutora em Educação - UFF;
- Mestre em Educação - UFRJ;
- Especialista em Educação - FGV-RJ.

Marly de Abreu Costa 
- Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1995);
- Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-1985);
- Graduada em Pedagogia pela UERJ (1965);
- Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
- Experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, de Instituições, Sistemas e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem e Ensino Fundamental.

Osmar Fávero
- Doutor em Educação - PUC/SP;
- Mestre em Educação - PUC/RJ;
- Especialista em Alfabetização - CREFAL;
- Graduado em Matemática - UFRJ.

Suely Pereira da Silva Rosa
- Especialista em Supervisão Educacional - CEN/RJ;
- Graduada em Pedagogia - FINAM/RJ;
- Graduada em Português-Literatura - Sociedade Universitária Gama Filho/RJ.

Teófilo Bacha Filho
- Graduado em Direito - UTP.

 

Metodologia:

O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova de conclusão do curso, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. A prova têm 10 questões, sendo que cada uma delas vale 1,0 ponto. Assim que o aluno atingir a nota exigida, ele terá o direito de receber o seu certificado.

 

Avaliação:

 

A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

R$238,80
POLÍTICAS EDUCACIONAIS R$238,80

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

 

 
  • OBJETIVO

    Pessoas que atuam em cargos importantes nas instituições de ensino precisam buscar maneiras adequadas para a implementação de um regimento escolar qualificado, com o objetivo de aprimorar e modernizar as metodologias de ensino e de coordenação. Pelo ensino a distância você poderá fazer o curso de Políticas Educacionais, que abrirá novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer a legislação educacional brasileira, através da abordagem de temas como o direito educacional, as políticas públicas na educação, a lei 9.394, entre outros assuntos relevantes. Neste curso online você pode estudar em casa por um material de qualidade, obter o seu certificado e uma melhor colocação profissional em pouco tempo.

    Carga Horária: 81 horas 

 

Conteúdo:

Direito Aplicado à Educação
:: Origens do Direito Educacional Brasileiro
:: As Leis Educacionais em Âmbito Nacional
:: Diferentes Âmbitos da Legislação Educacional: Nacional, Estadual e Municipal
:: Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e o Estatuto do Idoso (2003)
:: A Educação Básica na Nova LDB
:: Formação e Carreira Docente na Legislação
:: A Proposta Pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental
:: A Proposta Pedagógica do Ensino Médio e da Educação Profissional
:: Avaliação na Escola e da Escola
:: O Regimento Escolar
:: Políticas de Currículo e Legislação
:: Planos de Educação

Políticas Públicas em Educação
:: Ciência política e políticas públicas de educação: aspectos históricos
:: Condicionantes sociais e políticas da educação
:: Enfoque das políticas públicas recentes em educação
:: Concepção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96
:: Modificações introduzidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96
:: Organização e funcionamento da educação básica
:: Os Parâmetros Curriculares da Educação Básica
:: Impasses e políticas atuais em relação à educação
:: Perspectiva educacional de inclusão
:: Educação básica de jovens e adultos
:: Desafios da educação infantil
:: Ensino médio: a última etapa da educação básica
:: Educação profissional: o desafio de formar trabalhadores
:: A avaliação institucional no Brasil
:: Perspectivas futuras das políticas públicas

 

Duração:

O curso de Políticas Educacionais tem carga horária de 81 horas e deve ser concluído em 30 dias. Durante este período o aluno pode assistir as videoaulas e acessar o material em PDF quantas vezes quiser.

 

Material Didático – Autor:

Ana Maria Alexandre Leite
- Mestre em Educação Brasileira;
- Graduada em Psicologia;
- Psicóloga na Universidade Gama Filho (1986);
- Atua na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no Convênio Unirio-Projovem;
- Diretora Pedagógica do GESTAR (Grupo de Estudos e Ação Racial de Nova Iguaçu e Maricá);
- Experiência na área de Educação com ênfase em Educação Inclusiva;
- Desenvolve pesquisas nas áreas de Juventude, Relações Raciais na Escola.

Bertha de Borja Reis do Valle
- Doutora em Educação - UFRJ.
- Mestre em Educação - PUC/RJ;
- Graduada em Pedagogia -UERJ;

Carlos Alberto Rodrigues Alves
- Mestre em Mídia e Conhecimento - UFSC;
- Especialista em Teologia Latino Americana - IMS;
- Especialista em Pedagogia - PUC-PR;
- Especialista em Metodologia do Ensino Superior - IBPEX;
- Graduado em Teologia - SPS;
- Graduado em Pedagogia - UTP;
- Graduado em Filosofia - UFPR.

Eliane Ribeiro Andrade
- Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2004);
- Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação-IESAE, da Fundação Getulio Vargas (FGV-1993);
- Especialista em Avaliação de Programas Sociais e Educativos pelo International Development Research Center (1985) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura;
- Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1978) e em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá (UNESA-1980);
- Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
- Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
- Técnica em Assuntos Educacionais;
- Experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, juventude e políticas públicas.

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
- Doutora em Educação - UFRJ;
- Mestre em Psicologia Escolar - UGF;
- Especialista em Supervisão Escolar - ASOEC;
- Graduada em Pedagogia - SUAM;
- Graduada em Psicologia - UERJ

José Luiz Cordeiro Antunes
- Mestre em Educação: Área de Concentração - Política e Administração da Educação Superior - UERJ/RJ;
- Graduado em Pedagogia - FINAM/RJ.

Leila de Almeida de Lócco
- Doutora em Educação - PUC-SP;
- Mestre em Educação: Supervisão e Currículo - PUC-SP;
- Especialista em Pesquisa Educacional - Uruguaiana;
- Especialista em Didática - FAFIL;
- Graduada em Pedagogia - UEPG.

Maria Fernanda Rezende Nunes 
- Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2005);
- Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-1995);
- Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);
- Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
- Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO;
- Professora adjunta da PUC-Rio;
- Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, atuando principalmente em Educação Infantil, Alfabetização e Currículo.

Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim
- Doutora em Educação - UFF;
- Mestre em Educação - UFRJ;
- Especialista em Educação - FGV-RJ.

Marly de Abreu Costa 
- Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1995);
- Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-1985);
- Graduada em Pedagogia pela UERJ (1965);
- Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
- Experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, de Instituições, Sistemas e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem e Ensino Fundamental.

Osmar Fávero
- Doutor em Educação - PUC/SP;
- Mestre em Educação - PUC/RJ;
- Especialista em Alfabetização - CREFAL;
- Graduado em Matemática - UFRJ.

Suely Pereira da Silva Rosa
- Especialista em Supervisão Educacional - CEN/RJ;
- Graduada em Pedagogia - FINAM/RJ;
- Graduada em Português-Literatura - Sociedade Universitária Gama Filho/RJ.

Teófilo Bacha Filho
- Graduado em Direito - UTP.

 

Metodologia:

O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova de conclusão do curso, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. A prova têm 10 questões, sendo que cada uma delas vale 1,0 ponto. Assim que o aluno atingir a nota exigida, ele terá o direito de receber o seu certificado.

 

Avaliação:

 

A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.