Curso Secretariado Executivo

 

Carga Horária: 346 hs

Duração: 6 meses

Autores: Denise Regina Stacheski; Eunice Nascimento; Patrícia Noll de Matos; Leandro Salenave Gonçalves; Cícero Marques; Érico Oda; Carlos Pessoa Coelho Junior; Edson Cortiano; Candida Regina Palma; Dayala Paiva de Medeiros Vargens; Luciana Maria Almeida de Freitas; Daniela Giareta Durante; Carmen Lucia Chaim Mattos; Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci; Cecília Maria de Souza Pinheiro.

 

Objetivo: Preparar o aluno para o mercado de trabalho, capacitando o para que possa exercer a função na área de Secretariado Executivo. Os alunos serão capacitados para auxiliarem os administradores nas atividades rotineiras, controle e gestão; organização de arquivos; revisão de documentos; recebimento, controle e remessa de correspondências e documentos; preparo de relatórios, formulários e planilhas; organização de reuniões, eventos e feiras; comunicar-se de forma escrita e verbal dentro dos padrões empresariais; capacitar-se para assessorar na programação de viagens e reuniões. Os alunos estudarão a administração - teorias e técnicas, como comunicar-se no ambiente coorporativo (comunicação e redação de textos no ambiente de trabalho), informática aplicada ao dia a dia no trabalho, como comportar-se no ambiente de trabalho, inglês e espanhol voltados para secretariado executivo, marketing pessoal e etiqueta, comportamento das organizações, organização de eventos e feiras, cerimonial e regras de protocolo, negociação empresarial, e motivação e liderança.

 

 

Os Cursos EAD Qualify são online e atendem desde quem ainda não possui uma atividade profissional e pretende se qualificar para o mercado de trabalho até quem já exerce uma atividade profissional e não possui tempo para estudar e atualizar-se para conquistar melhores posições na empresa ou buscar outro emprego. Os cursos EAD Qualify proporcionam ao aluno poder estudar em suas horas vagas e em qualquer local que possua internet, recebendo um conteúdo educacional de altíssimo nível dentro de uma linguagem de fácil assimilação, e ainda com o recebimento do seu certificado em casa. Tudo isso, com um custo extremamente accessível para todas as faixas econômicas da sociedade. Caso o aluno já esteja empregado, ele poderá dar facilmente um UP em sua carreira profissional! Enfim, os Cursos EAD Qualify são uma solução que vieram para ficar em termos qualificação e capacitação profissional da sociedade em larga escala com custos acessíveis! O projeto dos cursos EAD Qualify foi concebido para atender individualmente as diferentes necessidades dos alunos, o aluno estudará no seu ritmo e no seu tempo. Esta é uma das grandes vantagens que a educação à distância traz, os alunos avançam conforme o próprio ritmo e conhecimento, atendendo individualmente cada necessidade e disponibilidade. Outra grande vantagem é que todo o material didático no formato PDF já esta incluído no valor do curso.

Nossos cursos online tem como base legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°.

Metodologia:

O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. Cada disciplina terá sua prova específica e para obter o certificado final o aluno precisará ser aprovado em todas as matérias do curso.

 

Avaliação:

A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.

 

 

 

Módulo 1 – 30 dias

 

Princípios de Administração

Autor: João Batista Vieira Bonome
- Mestrando em Administração Pública com ênfase em Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro;
- Pós-Graduado em Relações de Trabalho e Negociações pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
- Graduado em Administração de Empresas pela PUC Minas.

Conteúdo:

:: História da Administração
:: A Revolução Industrial e a Administração
:: O planejamento e suas principais características
:: A organização e suas principais características
:: A liderança e suas principais características
:: O controle e suas principais características
:: As habilidades administrativas e suas características
:: Ambiente organizacional e as implicações para o gerenciamento
:: O empreendedorismo como nova possibilidade gerencial para administradores
:: Teorias administrativas

Carga Horária: 30 horas

 

Comunicação Empresarial e Correspondência

Autor: Denise Regina Stacheski
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação - UTP

Conteúdo:
:: Comunicação nas organizações;
:: Públicos organizacionais e veículos de comunicação;
:: Gêneros e documentos empresariais modernos;
:: Língua padrão escrita, qualidade e argumentação;
:: Redação de textos empresariais.

Carga Horária: 10 horas

 

 

Módulo 2 – 30 dias

 

Inglês para Secretariado Executivo

Autor: Edson Cortiano - Mestre em Inglês – Área de Concentração: Tradução e Legendagem de filmes pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-1989); Bacharel em Letras Inglês-português (UFPR-1985).
                Candida Regina Palma - Leciona no Centro Binacional Brasil – Estados Unidos, de Curitiba; Além de professora, também treina professores, é palestrante em eventos da área e autora de materiais e livros didáticos.

Conteúdo:

:: Meeting people;
:: At work;
:: Making appointments and reservations;
:: Placing orders and giving directions;
:: Complaints, requests and offers;
:: Getting a job.

Carga Horária: 10 horas

 

Informática Aplicada à Gestão
Autor : Patrícia Noll de Matos
- Doutoranda em Informática pela Universitat de Les Illes Balears (Espanha);
- Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- Graduada em Informática pela PUCRS.

Conteúdo:

:: Conceitos básicos de informática
:: Sistema operacional Microsoft Windows
:: A internet
:: Correio eletrônico
:: Processador de texto MS Word
:: Editor de apresentação MS PowerPoint
:: Planilha eletrônica Excel I
:: Planilha eletrônica Excel II
:: Planilha eletrônica Excel III
:: Planilha eletrônica Excel IV
:: Planilha eletrônica Excel V
:: Planilha eletrônica Excel VI
:: Banco de dados Access I
:: Banco de dados Access II
:: Banco de dados Access III

 Carga Horária: 45 horas

 

 

 

Módulo 3 – 30 dias (Diminui a fonte para caber em uma folha)

 

Sistemas de Informações Gerenciais
Autor: Leandro Salenave Gonçalves
- Pós-Graduado em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Senac (SENAC/SP);
- Graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA);
- Professor de disciplinas ligadas à informática e administração de empresas. Consultor de desenvolvimento de portais voltados à educação.

Conteúdo:

:: A empresa como organização
:: Os ambientes organizacionais
:: A economia digital
:: As pressões de economia digital
:: Crimes na era digital
:: Dado, informação e conhecimento
:: Os sistemas de informação
:: Software
:: Software aplicativo
:: Software de sistemas
:: Os processos e as informações
:: A tecnologia da informação
:: Sistema de computadores
:: Tipos de redes de telecomunicações
:: Redes de internet, intranets, extranets e EDI

Carga Horária: 45 horas

 

Marketing Pessoal e Etiqueta

Autor: Carmen Lucia Chaim Mattos
Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Pós-Graduada em Recursos Humanos (UTP); Especialista em Psicodrama pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Graduada em Psicologia (UTP).

 Conteúdo:

:: Etiqueta;
:: Ética no Trabalho;
:: Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho;
:: Comportamento no local de trabalho;
:: Marketing pessoal: como se relacionar bem no ambiente de trabalho.

 Carga Horária: 10 horas

 

Espanhol para Secretariado Executivo

Autor: Dayala Paiva de Medeiros Vargens - Mestre em Letras (área de Linguística) pela UERJ; Doutoranda do Programa de Línguas Neolatinas da UFRJ; Foi professora do Setor de Espanhol – Departamento de Línguas Neolatinas – do Instituto de Letras da UERJ e atuou no Ensino Médio como professora do Departamento de Línguas Neolatinas Estrangeiras do Colégio Pedro II; Atualmente, é professora assistente na Universidade Federal Fluminense.
            Luciana Maria Almeida de Freitas - Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde leciona as disciplinas da Prática de Ensino de Espanhol; É doutoranda em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Conteúdo:

:: Emprego à vista: a apresentação do profissional;
:: Práticas de escrita no trabalho: correspondências;
:: Práticas de escrita no trabalho: correspondências II;
:: Práticas orais no trabalho: encontros face a face;
:: Práticas orais no trabalho: a comunicação por telefone.

Carga Horária: 10 horas

 

 

Módulo 4 – 30 dias

 

Tópicos Especiais em Técnicas de Secretariado
Autor: Daniela Giareta Durante - Mestre em Desenvolvimento na área de Gestão de Organizações para o Desenvolvimento – UNIJUÍ. Especialista em Pedagogia; Empresarial e em Gestão Secretarial pela UPF. Bacharel em Secretariado Executivo pela UPF.

Conteúdo:

::A Profissão Secretarial
::Competências Secretariais
::Comunicação e informação no trabalho Secretarial
::Atendimento ao Cliente
::Atendimento ao Cliente: uso adequado do telefone
::Comunicação escrita: correspondências empresariais
::Comunicação escrita: correspondências oficiais
::Arquivística e gestão documental
::Assessoria em reuniões
::Assessoria em viagens

::Organização de Eventos
::Gestão do tempo: ferramentas e metodologias

Carga Horária: 40 horas

 

Gestão das Funções Organizacionais

Autor: Cícero Marques
Mestrado em Engenharia da Produção - UFSC; Especialização em Marketing - UFPR; Graduação em Administração – Fadeps.
Érico Oda
Mestrado em Administração - UFRGS; Especialização em Engenharia de Produção - UFSC; Especialização em Sistemas de Informações - FAE; Graduação em Administração – FAE.

Conteúdo:

::Administração: definição e contextualização
::Evolução da Administração
::A nova Sociedade do Conhecimento
::O pensamento estratégico
::A Administração estratégica
::Atividades empresariais e especialidades administrativas
::Funções Administrativas: planejar
::Funções Administrativas: organizar
::Funções Administrativas: dirigir/coordenar
::Funções Administrativas: controlar

 Carga Horária: 30 horas

 

 

Módulo 5 – 30 dias

 

Comportamento Organizacional

Autor: Eunice Nascimento
- Doutora em Psicologia do Trabalho pela Universidade de Liège na Bélgica;

- Mestre em Administração de Ensino Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP);

- Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR);

- Graduada em Psicologia pela UTP;

- Atua como consultora em empresas nacionais, multinacionais, privadas e públicas;

Conteúdo:

:: Tendências nas organizações
:: O ser humano no ambiente de trabalho
:: O processo motivacional
:: O líder como agente de transformação
:: Novos fundamentos do comportamento
:: A percepção e a tomada de decisões
:: O processo de comunicação como diferencial competitivo
:: Grupos e equipes de trabalho
:: As mudanças e a cultura organizacional
:: O conflito e a negociação

Carga Horária: 30 horas

 

Organização de Eventos e Feiras

Autor: Carmen Lucia Chaim Mattos - Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Pós-Graduada em Recursos Humanos (UTP); Especialista em Psicodrama pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Graduada em Psicologia (UTP).

 Conteúdo:

:: Os benefícios de eventos e feiras;
:: Conhecendo os tipos de eventos;
:: Planejamento de eventos e feiras;
:: Avaliação do evento;
:: Marketing de eventos.

 Carga Horária: 10 horas

 

Cerimonial e Regras de Protocolo

Autor: Cecília Maria de Souza Pinheiro  - Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Especialista em Psicodrama com atuação em grupos terapêuticos pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Elaboração e aplicação de cursos junto à Unicenp,
Unicuritiba e Unihab, com temas referentes à comunicação, liderança, stress, qualidade de vida, entre outros; Projeto e desenvolvimento de treinamento de equipes.

 Conteúdo:

:: Ordem geral de precedência;
:: Prática de precedência;
:: Recursos de Apoio;
:: Organização de jantares formais.

 Carga Horária: 10 horas

 

 

 

Módulo 6 – 30 dias

 

Negociação Empresarial

Autor: Carlos Pessoa Coelho Junior
- Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia da UFMG;
- Professor de “Estratégia de Negociação e Gestão de Conflitos” dos programas MBA’s do IBMEC;
- Diretor, Coordenador Técnico e Instrutor dos programas da “Carlos Pessoa Consultores Empresariais”.

Conteúdo:

:: Princípios da negociação
:: Aspectos essenciais da negociação
:: Relação de confiança
:: Presença da emoção
:: Percepção e paradigmas
:: Metas compatíveis e coerentes
:: Relacionamento interpessoal
:: Estilos interpessoais
:: Campo de força
:: Fontes genéricas de poder
:: Fontes exclusivas de poder
:: Preparando-se para a negociação

Carga Horária: 36 horas

 

Motivação e Liderança

Autor: Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci
- Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;
- Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;
- Graduada em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras.

Conteúdo:

:: Conceitos de motivação
:: Teorias sobre motivação
:: Abordagem comportamental de motivação
:: Como motivar as pessoas no ambiente de trabalho
:: Lideranças nos diversos contextos
:: Teoria de liderança com base nos traços de personalidade
:: Teoria dos estilos comportamentais
:: Teorias situacionais
:: Abordagens recentes de liderança
:: Como liderar reuniões

Carga Horária: 30 horas

Curso: Secretariado Executivo

R$710,00
Curso: Secretariado Executivo R$710,00

Curso Secretariado Executivo

 

Carga Horária: 346 hs

Duração: 6 meses

Autores: Denise Regina Stacheski; Eunice Nascimento; Patrícia Noll de Matos; Leandro Salenave Gonçalves; Cícero Marques; Érico Oda; Carlos Pessoa Coelho Junior; Edson Cortiano; Candida Regina Palma; Dayala Paiva de Medeiros Vargens; Luciana Maria Almeida de Freitas; Daniela Giareta Durante; Carmen Lucia Chaim Mattos; Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci; Cecília Maria de Souza Pinheiro.

 

Objetivo: Preparar o aluno para o mercado de trabalho, capacitando o para que possa exercer a função na área de Secretariado Executivo. Os alunos serão capacitados para auxiliarem os administradores nas atividades rotineiras, controle e gestão; organização de arquivos; revisão de documentos; recebimento, controle e remessa de correspondências e documentos; preparo de relatórios, formulários e planilhas; organização de reuniões, eventos e feiras; comunicar-se de forma escrita e verbal dentro dos padrões empresariais; capacitar-se para assessorar na programação de viagens e reuniões. Os alunos estudarão a administração - teorias e técnicas, como comunicar-se no ambiente coorporativo (comunicação e redação de textos no ambiente de trabalho), informática aplicada ao dia a dia no trabalho, como comportar-se no ambiente de trabalho, inglês e espanhol voltados para secretariado executivo, marketing pessoal e etiqueta, comportamento das organizações, organização de eventos e feiras, cerimonial e regras de protocolo, negociação empresarial, e motivação e liderança.

 

 

Os Cursos EAD Qualify são online e atendem desde quem ainda não possui uma atividade profissional e pretende se qualificar para o mercado de trabalho até quem já exerce uma atividade profissional e não possui tempo para estudar e atualizar-se para conquistar melhores posições na empresa ou buscar outro emprego. Os cursos EAD Qualify proporcionam ao aluno poder estudar em suas horas vagas e em qualquer local que possua internet, recebendo um conteúdo educacional de altíssimo nível dentro de uma linguagem de fácil assimilação, e ainda com o recebimento do seu certificado em casa. Tudo isso, com um custo extremamente accessível para todas as faixas econômicas da sociedade. Caso o aluno já esteja empregado, ele poderá dar facilmente um UP em sua carreira profissional! Enfim, os Cursos EAD Qualify são uma solução que vieram para ficar em termos qualificação e capacitação profissional da sociedade em larga escala com custos acessíveis! O projeto dos cursos EAD Qualify foi concebido para atender individualmente as diferentes necessidades dos alunos, o aluno estudará no seu ritmo e no seu tempo. Esta é uma das grandes vantagens que a educação à distância traz, os alunos avançam conforme o próprio ritmo e conhecimento, atendendo individualmente cada necessidade e disponibilidade. Outra grande vantagem é que todo o material didático no formato PDF já esta incluído no valor do curso.

Nossos cursos online tem como base legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°.

Metodologia:

O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. Cada disciplina terá sua prova específica e para obter o certificado final o aluno precisará ser aprovado em todas as matérias do curso.

 

Avaliação:

A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.

 

 

 

Módulo 1 – 30 dias

 

Princípios de Administração

Autor: João Batista Vieira Bonome
- Mestrando em Administração Pública com ênfase em Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro;
- Pós-Graduado em Relações de Trabalho e Negociações pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
- Graduado em Administração de Empresas pela PUC Minas.

Conteúdo:

:: História da Administração
:: A Revolução Industrial e a Administração
:: O planejamento e suas principais características
:: A organização e suas principais características
:: A liderança e suas principais características
:: O controle e suas principais características
:: As habilidades administrativas e suas características
:: Ambiente organizacional e as implicações para o gerenciamento
:: O empreendedorismo como nova possibilidade gerencial para administradores
:: Teorias administrativas

Carga Horária: 30 horas

 

Comunicação Empresarial e Correspondência

Autor: Denise Regina Stacheski
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação - UTP

Conteúdo:
:: Comunicação nas organizações;
:: Públicos organizacionais e veículos de comunicação;
:: Gêneros e documentos empresariais modernos;
:: Língua padrão escrita, qualidade e argumentação;
:: Redação de textos empresariais.

Carga Horária: 10 horas

 

 

Módulo 2 – 30 dias

 

Inglês para Secretariado Executivo

Autor: Edson Cortiano - Mestre em Inglês – Área de Concentração: Tradução e Legendagem de filmes pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-1989); Bacharel em Letras Inglês-português (UFPR-1985).
                Candida Regina Palma - Leciona no Centro Binacional Brasil – Estados Unidos, de Curitiba; Além de professora, também treina professores, é palestrante em eventos da área e autora de materiais e livros didáticos.

Conteúdo:

:: Meeting people;
:: At work;
:: Making appointments and reservations;
:: Placing orders and giving directions;
:: Complaints, requests and offers;
:: Getting a job.

Carga Horária: 10 horas

 

Informática Aplicada à Gestão
Autor : Patrícia Noll de Matos
- Doutoranda em Informática pela Universitat de Les Illes Balears (Espanha);
- Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- Graduada em Informática pela PUCRS.

Conteúdo:

:: Conceitos básicos de informática
:: Sistema operacional Microsoft Windows
:: A internet
:: Correio eletrônico
:: Processador de texto MS Word
:: Editor de apresentação MS PowerPoint
:: Planilha eletrônica Excel I
:: Planilha eletrônica Excel II
:: Planilha eletrônica Excel III
:: Planilha eletrônica Excel IV
:: Planilha eletrônica Excel V
:: Planilha eletrônica Excel VI
:: Banco de dados Access I
:: Banco de dados Access II
:: Banco de dados Access III

 Carga Horária: 45 horas

 

 

 

Módulo 3 – 30 dias (Diminui a fonte para caber em uma folha)

 

Sistemas de Informações Gerenciais
Autor: Leandro Salenave Gonçalves
- Pós-Graduado em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Senac (SENAC/SP);
- Graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA);
- Professor de disciplinas ligadas à informática e administração de empresas. Consultor de desenvolvimento de portais voltados à educação.

Conteúdo:

:: A empresa como organização
:: Os ambientes organizacionais
:: A economia digital
:: As pressões de economia digital
:: Crimes na era digital
:: Dado, informação e conhecimento
:: Os sistemas de informação
:: Software
:: Software aplicativo
:: Software de sistemas
:: Os processos e as informações
:: A tecnologia da informação
:: Sistema de computadores
:: Tipos de redes de telecomunicações
:: Redes de internet, intranets, extranets e EDI

Carga Horária: 45 horas

 

Marketing Pessoal e Etiqueta

Autor: Carmen Lucia Chaim Mattos
Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Pós-Graduada em Recursos Humanos (UTP); Especialista em Psicodrama pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Graduada em Psicologia (UTP).

 Conteúdo:

:: Etiqueta;
:: Ética no Trabalho;
:: Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho;
:: Comportamento no local de trabalho;
:: Marketing pessoal: como se relacionar bem no ambiente de trabalho.

 Carga Horária: 10 horas

 

Espanhol para Secretariado Executivo

Autor: Dayala Paiva de Medeiros Vargens - Mestre em Letras (área de Linguística) pela UERJ; Doutoranda do Programa de Línguas Neolatinas da UFRJ; Foi professora do Setor de Espanhol – Departamento de Línguas Neolatinas – do Instituto de Letras da UERJ e atuou no Ensino Médio como professora do Departamento de Línguas Neolatinas Estrangeiras do Colégio Pedro II; Atualmente, é professora assistente na Universidade Federal Fluminense.
            Luciana Maria Almeida de Freitas - Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde leciona as disciplinas da Prática de Ensino de Espanhol; É doutoranda em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Conteúdo:

:: Emprego à vista: a apresentação do profissional;
:: Práticas de escrita no trabalho: correspondências;
:: Práticas de escrita no trabalho: correspondências II;
:: Práticas orais no trabalho: encontros face a face;
:: Práticas orais no trabalho: a comunicação por telefone.

Carga Horária: 10 horas

 

 

Módulo 4 – 30 dias

 

Tópicos Especiais em Técnicas de Secretariado
Autor: Daniela Giareta Durante - Mestre em Desenvolvimento na área de Gestão de Organizações para o Desenvolvimento – UNIJUÍ. Especialista em Pedagogia; Empresarial e em Gestão Secretarial pela UPF. Bacharel em Secretariado Executivo pela UPF.

Conteúdo:

::A Profissão Secretarial
::Competências Secretariais
::Comunicação e informação no trabalho Secretarial
::Atendimento ao Cliente
::Atendimento ao Cliente: uso adequado do telefone
::Comunicação escrita: correspondências empresariais
::Comunicação escrita: correspondências oficiais
::Arquivística e gestão documental
::Assessoria em reuniões
::Assessoria em viagens

::Organização de Eventos
::Gestão do tempo: ferramentas e metodologias

Carga Horária: 40 horas

 

Gestão das Funções Organizacionais

Autor: Cícero Marques
Mestrado em Engenharia da Produção - UFSC; Especialização em Marketing - UFPR; Graduação em Administração – Fadeps.
Érico Oda
Mestrado em Administração - UFRGS; Especialização em Engenharia de Produção - UFSC; Especialização em Sistemas de Informações - FAE; Graduação em Administração – FAE.

Conteúdo:

::Administração: definição e contextualização
::Evolução da Administração
::A nova Sociedade do Conhecimento
::O pensamento estratégico
::A Administração estratégica
::Atividades empresariais e especialidades administrativas
::Funções Administrativas: planejar
::Funções Administrativas: organizar
::Funções Administrativas: dirigir/coordenar
::Funções Administrativas: controlar

 Carga Horária: 30 horas

 

 

Módulo 5 – 30 dias

 

Comportamento Organizacional

Autor: Eunice Nascimento
- Doutora em Psicologia do Trabalho pela Universidade de Liège na Bélgica;

- Mestre em Administração de Ensino Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP);

- Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR);

- Graduada em Psicologia pela UTP;

- Atua como consultora em empresas nacionais, multinacionais, privadas e públicas;

Conteúdo:

:: Tendências nas organizações
:: O ser humano no ambiente de trabalho
:: O processo motivacional
:: O líder como agente de transformação
:: Novos fundamentos do comportamento
:: A percepção e a tomada de decisões
:: O processo de comunicação como diferencial competitivo
:: Grupos e equipes de trabalho
:: As mudanças e a cultura organizacional
:: O conflito e a negociação

Carga Horária: 30 horas

 

Organização de Eventos e Feiras

Autor: Carmen Lucia Chaim Mattos - Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Pós-Graduada em Recursos Humanos (UTP); Especialista em Psicodrama pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Graduada em Psicologia (UTP).

 Conteúdo:

:: Os benefícios de eventos e feiras;
:: Conhecendo os tipos de eventos;
:: Planejamento de eventos e feiras;
:: Avaliação do evento;
:: Marketing de eventos.

 Carga Horária: 10 horas

 

Cerimonial e Regras de Protocolo

Autor: Cecília Maria de Souza Pinheiro  - Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Especialista em Psicodrama com atuação em grupos terapêuticos pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Elaboração e aplicação de cursos junto à Unicenp,
Unicuritiba e Unihab, com temas referentes à comunicação, liderança, stress, qualidade de vida, entre outros; Projeto e desenvolvimento de treinamento de equipes.

 Conteúdo:

:: Ordem geral de precedência;
:: Prática de precedência;
:: Recursos de Apoio;
:: Organização de jantares formais.

 Carga Horária: 10 horas

 

 

 

Módulo 6 – 30 dias

 

Negociação Empresarial

Autor: Carlos Pessoa Coelho Junior
- Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia da UFMG;
- Professor de “Estratégia de Negociação e Gestão de Conflitos” dos programas MBA’s do IBMEC;
- Diretor, Coordenador Técnico e Instrutor dos programas da “Carlos Pessoa Consultores Empresariais”.

Conteúdo:

:: Princípios da negociação
:: Aspectos essenciais da negociação
:: Relação de confiança
:: Presença da emoção
:: Percepção e paradigmas
:: Metas compatíveis e coerentes
:: Relacionamento interpessoal
:: Estilos interpessoais
:: Campo de força
:: Fontes genéricas de poder
:: Fontes exclusivas de poder
:: Preparando-se para a negociação

Carga Horária: 36 horas

 

Motivação e Liderança

Autor: Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci
- Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;
- Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;
- Graduada em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras.

Conteúdo:

:: Conceitos de motivação
:: Teorias sobre motivação
:: Abordagem comportamental de motivação
:: Como motivar as pessoas no ambiente de trabalho
:: Lideranças nos diversos contextos
:: Teoria de liderança com base nos traços de personalidade
:: Teoria dos estilos comportamentais
:: Teorias situacionais
:: Abordagens recentes de liderança
:: Como liderar reuniões

Carga Horária: 30 horas