Curso: Analista de Marketing
Curso Analista de Marketing
Carga Horária: 603 hs
Duração: 10 meses
Autores: João Batista Vieira Bonome; Denise Regina Stacheski; Juarez Tadeu de Paula Xavier; José Ricardo Baptista; Patrícia Noll de Matos; Leandro Salenave Gonçalves; Otavio Morand Bentes; Carmen Lucia Chaim Mattos; Carlos Alberto Alvim de Azeredo Santos; Fabiano Larentis; Eunice Nascimento; Fabiano Larentis; Marcos Morita; Ovidio Felippe Pereira da Silva Júnior; Roberto Meireles Pinheiro; Márcio Carbaca Gonçalez; Marcelo Piragibe Santiago; Mario Eduardo Gomes da Cunha; Ana Cláudia Ferreira; Francisco Antônio Serralvo ; Marcos Roberto Carvalho; Márcio Roberto Camarotto; Léia Cordeiro; Carlos Pessoa Coelho Junior; Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci;
Objetivo: Preparar o aluno para o mercado de trabalho, capacitando o para que possa exercer a função de Analista de Marketing. Os alunos serão capacitados para executarem as atividades rotineiras do departamento de marketing e as atividades administrativas de marketing; elaboração de relatórios e planilhas; elaboração de propostas comerciais; analise de dados; atualização de informações no sistema; auxiliar na gestão do departamento de marketing; auxiliar na produção de campanhas e desenvolvimento de estratégias de marketing; auxiliar na gestão do marketing da empresa. Os alunos estudarão a administração - teorias e técnicas, como comunicar-se no ambiente coorporativo (comunicação e redação de textos no ambiente de trabalho), informática aplicada ao dia a dia no trabalho, como comportar-se no ambiente de trabalho, Marketing de relacionamento e CRM, comportamento do consumidor, sistema de informação em marketing, inteligência competitiva, pesquisa de mercado, publicidade e propaganda, marketing digital, marketing pessoal e etiqueta, gestão de marketing e gestão estratégica de marketing, gestão de marcas e produtos, gestão dos canais de distribuição, estratégia de marketing, negociação, motivação e liderança, e gestão de pessoas.
Os Cursos EAD Qualify são online e atendem desde quem ainda não possui uma atividade profissional e pretende se qualificar para o mercado de trabalho até quem já exerce uma atividade profissional e não possui tempo para estudar e atualizar-se para conquistar melhores posições na empresa ou buscar outro emprego. Os cursos EAD Qualify proporcionam ao aluno poder estudar em suas horas vagas e em qualquer local que possua internet, recebendo um conteúdo educacional de altíssimo nível dentro de uma linguagem de fácil assimilação, e ainda com o recebimento do seu certificado em casa. Tudo isso, com um custo extremamente accessível para todas as faixas econômicas da sociedade. Caso o aluno já esteja empregado, ele poderá dar facilmente um UP em sua carreira profissional! Enfim, os Cursos EAD Qualify são uma solução que vieram para ficar em termos qualificação e capacitação profissional da sociedade em larga escala com custos acessíveis! O projeto dos cursos EAD Qualify foi concebido para atender individualmente as diferentes necessidades dos alunos, o aluno estudará no seu ritmo e no seu tempo. Esta é uma das grandes vantagens que a educação à distância traz, os alunos avançam conforme o próprio ritmo e conhecimento, atendendo individualmente cada necessidade e disponibilidade. Outra grande vantagem é que todo o material didático no formato PDF já esta incluído no valor do curso.
Nossos cursos online tem como base legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°.
Metodologia:
O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. Cada disciplina terá sua prova específica e para obter o certificado final o aluno precisará ser aprovado em todas as matérias do curso.
Avaliação:
A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.
Módulo 1 – 30 dias
Princípios de Administração
Autor : João Batista Vieira Bonome
- Mestrando em Administração Pública com ênfase em Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro;
- Pós-Graduado em Relações de Trabalho e Negociações pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
- Graduado em Administração de Empresas pela PUC Minas.
Conteúdo:
:: História da Administração
:: A Revolução Industrial e a Administração
:: O planejamento e suas principais características
:: A organização e suas principais características
:: A liderança e suas principais características
:: O controle e suas principais características
:: As habilidades administrativas e suas características
:: Ambiente organizacional e as implicações para o gerenciamento
:: O empreendedorismo como nova possibilidade gerencial para administradores
:: Teorias administrativas
Carga Horária: 30 horas
Comunicação Empresarial e Correspondência
Autor : Denise Regina Stacheski
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação - UTP
Conteúdo:
:: Comunicação nas organizações;
:: Públicos organizacionais e veículos de comunicação;
:: Gêneros e documentos empresariais modernos;
:: Língua padrão escrita, qualidade e argumentação;
:: Redação de textos empresariais.
Carga Horária: 10 horas
Módulo 2 – 30 dias
Marketing: Fundamentos e Processos
Autor : Juarez Tadeu de Paula Xavier
Doutorado em Ciências da Comunicação - USP; Mestrado em Ciências da Comunicação - USP; Graduação em Comunicação Social Jornalismo - PUC/SP.
Conteúdo:
::Marketing: fundamentos e conceitos básicos
::Princípios do planejamento estratégico empresarial e de marketing
::Composto mercadológico: produto, preço, praça e promoção
::Gestão de distribuição: canais de marketing e distribuição física
::Composto promocional
::Relações Públicas
::Mercados organizacionais
::Segmentação de mercado
::Administração de produtos e marcas
::Elementos de um plano de marketing
Carga Horária: 30 horas
Marketing de Relacionamento e CRM
Autor José Ricardo Baptista
- Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
- Graduado em Matemática pela Fundação Santo André (FSA).
- Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
- Professor das disciplinas de sistema de informação aplicado aos negócios, sistema de informação de marketing e inteligência de negócios e gestão de serviços.
- Possui experiência de mais de 20 anos na área de TI.
- Trabalhou em empresas de grande porte, com destaque para as áreas de gestão de relacionamento com cliente, gestão de projetos e desenvolvimento de ofertas/produtos e-commerce B2B e Hosting.
Conteúdo:
:: A importância da informação para obtenção da vantagem competitiva;
:: A gestão de clientes no século XXI;
:: Estratégias de relacionamento;
:: As principais ferramentas do marketing de relacionamento;
:: Conceitos de CRM;
:: CRM e a arquitetura e-business nas organizações;
:: CRM e comportamento do consumidor;
:: Implantação de CRM e fatores críticos de sucesso;
:: Construção da cadeia de relacionamentos;
:: O futuro do CRM.
Carga Horária: 30 horas
Módulo 3 – 30 dias
Comportamento do Consumidor e Marketing de Relacionamento
Autor : Fabiano Larentis - Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UFRGS; Especialista em Gestão Estratégica em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (UCS); Graduado em Administração, com habilitação em Comércio Exterior pela UCS; Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de relacionamento, internacionalização, pesquisa de marketing, satisfação de clientes e marketing internacional;
Conteúdo:
:: Conceitos Introdutórios a Respeito do Comportamento do Consumidor;
:: Premissas e perspectivas a respeito do consumidor
:: Processo de decisão do consumidor
:: Processo de Decisão do Consumidor - Etapas Iniciais e Intermediarias;
:: Processo de Decisão do Consumidor - Etapas Finais
:: Características Individuais do Consumidor
:: Influências sociais no comportamento do consumidor
:: Influências pessoais no comportamento do consumidor
:: Influências Situacionais no Comportamento do Consumidor;
:: Tipos de tomada de decisão do consumidor
:: Estratégias de Marketing e o Comportamento do Consumidor
:: O Consumidor e a Sociedade
:: Marketing de relacionamento: conceitos, tipos e características
:: Planejamento do relacionamento: aplicações estratégicas e táticas
:: Administração da fidelidade
:: Requisitos de desempenho do relacionamento
:: Preparação e desenvolvimento de equipe no atendimento ao cliente
Carga Horária: 50 horas
Publicidade e Propaganda
Autor : Márcio Carbaca Gonçalez - Pós-Graduando em Docência no Ensino Superior, na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); - Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Cidade de S. Paulo (UNICID).
Conteúdo:
:: Propaganda e publicidade
:: O mundo da publicidade
:: Agência de publicidade
:: Atividades e produtos da publicidade e propaganda
:: O futuro da comunicação mercadológica
Carga Horária: 15 horas
Módulo 4 – 30 dias
Sistema de Informação em Marketing
Autor : Ovidio Felippe Pereira da Silva Júnior
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas na área de Avaliação e Inovação Tecnológica pela UFSC.
Especialista em Organização, Sistemas e Métodos pela UFSC.
Especialista em Gestão de Hotelaria e Turismo pela Universidade Vale do Itajaí (Univali).
Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Conteúdo:
:: Fundamentos de sistemas de informação;
:: Processos e informações de marketing;
:: Sistemas de Informação em Marketing;
:: Marketing eletrônico;
:: Banco de dados de marketing;
:: Sistemas de suporte às decisões de marketing;
:: Sistemas de inteligência de marketing e análise da concorrência;
:: Sistemas de relacionamento com clientes - Customer Relationship Management (CRM);
:: Aplicações das informações de marketing;
:: Tecnologias de consultas de informações do SIM;
:: Segurança, privacidade e ética nos Sistemas de Informações de Marketing;
:: Implantação de Sistemas de Informação de Marketing.
Carga Horária: 36 horas
Inteligência Competitiva e Pesquisa de Mercado
Autor: Roberto Meireles Pinheiro
– É professor convidado dos programas executivos da FGV-RJ e da PUC-Rio.
- É autor de livros nas áreas de Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado e Inteligência Competitiva, e dirige o Instituto Rio Moda.
- Sua formação acadêmica inclui o mestrado em educação pela PUC-Rio, a pós-graduação em Administração pela COPPEAD/UFRJ e a graduação em Engenharia Naval pela escola de engenharia da UFRJ.
Conteúdo:
:: Pesquisa de mercado: conceitos e aplicações;
:: Pesquisa de mercado: do problema à solução;
:: A pesquisa quantitativa: planejamento;
:: A pesquisa quantitativa: plano de amostragem;
:: A pesquisa quantitativa: procedimentos de campo;
:: A pesquisa qualitativa: planejamento;
:: A pesquisa qualitativa: procedimentos de campo;
:: Benchmarking como base para a competição;
:: Benchmarking: desdobramentos;
:: Inteligência competitiva: conceitos e aplicações;
:: Inteligência competitiva: o sistema;
:: Inteligência competitiva internacional.
Carga Horária: 36 horas
Módulo 5 – 30 dias
Marketing Digital
Autor : Marcos Morita -Mestre em Estratégias Empresariais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV), Curso de Especialização em Administração para Graduados – CEAG; Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP); Professor assistente associado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, ministrando as disciplinas: Planejamento Estratégico, Marketing de Serviços, Tópicos Avançados em Administração, Teorias de Administração Contemporâneas, E-business e Teoria das Organizações; Consultor, palestrante e colunista; Executivo sênior há mais de 15 anos, ocupando posições-chave em empresas multinacionais (Dupont, Motorola e Epson
Conteúdo:
:: Introdução aos Conceitos de Marketing Digital
:: O impacto das comunidades virtuais na web
:: O comércio eletrônico revoluciona os canais de distribuição
:: E-commerce
:: Planejamento de marketing para atividades on-line e implementações
:: Montando um loja virtual de sucesso
:: Turbine o marketing digital com as ferramentas certas
:: Criando relacionamentos on-line com seus clientes
:: Ferramentas de busca: o mundo com um clique
:: Desenhos de sites. Divulgando sua marca corretamente na internet
Carga Horária: 30 horas
Comportamento Organizacional
Autor : Eunice Nascimento
- Doutora em Psicologia do Trabalho pela Universidade de Liège na Bélgica;
- Mestre em Administração de Ensino Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP);
- Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR);
- Graduada em Psicologia pela UTP;
- Atua como consultora em empresas nacionais, multinacionais, privadas e públicas;
Conteúdo:
:: Tendências nas organizações
:: O ser humano no ambiente de trabalho
:: O processo motivacional
:: O líder como agente de transformação
:: Novos fundamentos do comportamento
:: A percepção e a tomada de decisões
:: O processo de comunicação como diferencial competitivo
:: Grupos e equipes de trabalho
:: As mudanças e a cultura organizacional
:: O conflito e a negociação
Carga Horária: 30 horas
Módulo 6 – 30 dias
Informática Aplicada à Gestão
Autor : Patrícia Noll de Matos
- Doutoranda em Informática pela Universitat de Les Illes Balears (Espanha);
- Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- Graduada em Informática pela PUCRS.
Conteúdo:
:: Conceitos básicos de informática
:: Sistema operacional Microsoft Windows
:: A internet
:: Correio eletrônico
:: Processador de texto MS Word
:: Editor de apresentação MS PowerPoint
:: Planilha eletrônica Excel I
:: Planilha eletrônica Excel II
:: Planilha eletrônica Excel III
:: Planilha eletrônica Excel IV
:: Planilha eletrônica Excel V
:: Planilha eletrônica Excel VI
:: Banco de dados Access I
:: Banco de dados Access II
:: Banco de dados Access III
Carga Horária: 45 horas
Marketing Pessoal e Etiqueta
Autor : Carmen Lucia Chaim Mattos
Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Pós-Graduada em Recursos Humanos (UTP); Especialista em Psicodrama pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Graduada em Psicologia (UTP).
Conteúdo:
:: Etiqueta;
:: Ética no Trabalho;
:: Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho;
:: Comportamento no local de trabalho;
:: Marketing pessoal: como se relacionar bem no ambiente de trabalho.
Carga Horária: 10 horas
Módulo 7 – 30 dias
Gestão de Marketing
Autor : Marcelo Piragibe Santiago - Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Mestre em Administração/Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ); Especialita em Marketing.
Mario Eduardo Gomes da Cunha - MBA em Marketing pelo IBMEC Business School; Especialista em Comércio Exterior pela Fundação Getúlio Vargas; Graduado em Administração de Empresas pela Mackenzie.
Conteúdo:
:: O cenário de Marketing
:: Definição e papel do Marketing
:: Geração de valor e orientação a mercado
:: Ameaças, oportunidades e forças competitivas
:: Estrutura e ciclo de vida
:: Segmentação e posicionamento
:: Marketing mix
:: Comportamento do consumidor
:: Ferramentas de comunicação
:: Relacionamento
:: Concorrência e competitividade
:: Planejamento Estratégico e a Gestão de Marketing
Carga Horária: 36 horas
Gestão Estratégica de Marketing
Autor: Ana Cláudia Ferreira - Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Conteúdo:
:: Conceitos gerais de marketing e marketing integrado;
:: Planejamento estratégico voltado para o mercado;
:: Análise e seleção de mercado-alvo;
:: Composto mercadológico: produto e preço;
:: Composto mercadológico: praça e promoção.
Carga Horária: 17 horas
Módulo 8 – 30 dias
Gestão de Marcas e Produtos
Autor : Francisco Antônio Serralvo - Pós-doutor em Administração de Marketing pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha (USC); Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); MBA em Marketing pela Canterbury Christ Church University – Inglaterra; Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Marília (Unimar).
Conteúdo:
:: O contexto dos produtos
:: Composto do produto
:: Fundamentos da gestão do produto
:: Princípios da gestão dos serviços
:: Desenvolvimento de novos produtos
:: A dimensão das marcas
:: Estrutura da marca
:: Posicionamento da marca
:: Patrimônio de marca
:: Embalagens
Carga Horária: 36 horas
Gestão dos Canais de Distribuição
Autor : Marcos Roberto Carvalho - Graduado em Economia. MBA Executivo em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). - Extensão em Negócios pela American University e Mestre pela PUC - SP.
Conteúdo:
:: Conceito e a importância da gestão dos canais de distribuição;
:: Estrutura dos canais de distribuição e participantes;
:: Implementação de canais de distribuição e sua avaliação;
:: Poder e conflito nos canais de distribuição;
:: Composto de marketing dos canais de distribuição;
:: Instituições de canais de distribuição - varejo;
:: Instituições de canais de distribuição - canais de marketing eletrônico;
:: Instituições de canais de distribuição - atacado;
:: Instituições de canais de distribuição - logística;
:: Instituições de canais de distribuição - franquias;
:: Trade Marketing;
:: O papel da equipe de vendas nos canais de distribuição.
Carga Horária: 36 horas
Módulo 9 – 30 dias
Estratégia de Marketing
Autor : Márcio Roberto Camarotto - Doutorando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Especialização em Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atua como consultor e é professor universitário em cursos de Graduação e Pós-Graduação em diversas instituições, dentre elas: Unicid, Mackenzie, FMU, UniSal, IMES. É um dos coordenadores do curso de MBA em Gestão Empresarial da UNICID. Atua em cursos In company pelo SENAC-SP
Conteúdo:
:: Fundamentos e Práticas de Marketing Estratégico;
:: Segmentação e Posicionamento de Mercado;
:: Ambiente e Processo do Planejamento Estratégico;
:: Objetivos e Modelos Estratégicos;
:: Implementação, Controles e Planos de Marketing.
Carga Horária: 15 horas
Negociação Empresarial
Autor : Carlos Pessoa Coelho Junior - Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia da UFMG; Professor de “Estratégia de Negociação e Gestão de Conflitos” dos programas MBA’s do IBMEC; Diretor, Coordenador Técnico e Instrutor dos programas da “Carlos Pessoa Consultores Empresariais”.
Conteúdo:
:: Princípios da negociação
:: Aspectos essenciais da negociação
:: Relação de confiança
:: Presença da emoção
:: Percepção e paradigmas
:: Metas compatíveis e coerentes
:: Relacionamento interpessoal
:: Estilos interpessoais
:: Campo de força
:: Fontes genéricas de poder
:: Fontes exclusivas de poder
:: Preparando-se para a negociação
Carga Horária: 36 horas
Módulo 10 – 30 dias
Motivação e Liderança
Autor: Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci - Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Graduada em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras.
Conteúdo:
:: Conceitos de motivação
:: Teorias sobre motivação
:: Abordagem comportamental de motivação
:: Como motivar as pessoas no ambiente de trabalho
:: Lideranças nos diversos contextos
:: Teoria de liderança com base nos traços de personalidade
:: Teoria dos estilos comportamentais
:: Teorias situacionais
:: Abordagens recentes de liderança
:: Como liderar reuniões
Carga Horária: 30 horas
Gestão de Pessoas
Autor: Léia Cordeiro - Doutora em Marketing e Gestão Empresarial - European University Center for Management Studies (Suíça); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná (Fesp) e em Treinamento em Recursos Humanos pela Fae Bussiness School; Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba e em Administração de Empresas pela Facet.
Conteúdo:
:: Pessoas são Diferentes;
:: Sistema Pessoal;
:: Motivação;
:: Grupos I;
:: Grupos II;
:: Comunicação;
:: Feedback;
:: Gerenciando Conflitos;
:: Liderança I;
:: Liderança II;
:: Inteligência Emocional e Intuitiva;
:: Gerenciamento das Mudanças;
:: Repensando a Organização;
:: Gestão Estratégica de Pessoas;
:: Subsistimas Manutenção.
Carga Horária: 45 horas