Curso: Assistente de Marketing
Curso Assistente de Marketing
Carga Horária: 352 hs
Duração: 6 meses
Autores: João Batista Vieira Bonome; Denise Regina Stacheski; Juarez Tadeu de Paula Xavier; José Ricardo Baptista; Patrícia Noll de Matos; Leandro Salenave Gonçalves; Otavio Morand Bentes; Carmen Lucia Chaim Mattos; Carlos Alberto Alvim de Azeredo Santos; Fabiano Larentis; Eunice Nascimento; Fabiano Larentis; Marcos Morita; Ovidio Felippe Pereira da Silva Júnior; Roberto Meireles Pinheiro; Márcio Carbaca Gonçalez .
Objetivo: Preparar o aluno para o mercado de trabalho, capacitando o para que possa exercer a função de Assistente de Marketing. Os alunos serão capacitados para auxiliarem o departamento de marketing nas atividades administrativas e do dia a dia; elaboração de relatórios e planilhas; auxilio na elaboração de propostas comerciais; analise de dados; atualização de informações no sistema; auxiliar na produção de campanhas e desenvolvimento de estratégias de marketing; suporte e atendimento à equipe de marketing. Os alunos estudarão a administração - teorias e técnicas, como comunicar-se no ambiente coorporativo (comunicação e redação de textos no ambiente de trabalho), informática aplicada ao dia a dia no trabalho, como comportar-se no ambiente de trabalho, Marketing de relacionamento e CRM, comportamento do consumidor, sistema de informação em marketing, inteligência competitiva, pesquisa de mercado, publicidade e propaganda, marketing digital, e marketing pessoal e etiqueta.
Os Cursos EAD Qualify são online e atendem desde quem ainda não possui uma atividade profissional e pretende se qualificar para o mercado de trabalho até quem já exerce uma atividade profissional e não possui tempo para estudar e atualizar-se para conquistar melhores posições na empresa ou buscar outro emprego. Os cursos EAD Qualify proporcionam ao aluno poder estudar em suas horas vagas e em qualquer local que possua internet, recebendo um conteúdo educacional de altíssimo nível dentro de uma linguagem de fácil assimilação, e ainda com o recebimento do seu certificado em casa. Tudo isso, com um custo extremamente accessível para todas as faixas econômicas da sociedade. Caso o aluno já esteja empregado, ele poderá dar facilmente um UP em sua carreira profissional! Enfim, os Cursos EAD Qualify são uma solução que vieram para ficar em termos qualificação e capacitação profissional da sociedade em larga escala com custos acessíveis! O projeto dos cursos EAD Qualify foi concebido para atender individualmente as diferentes necessidades dos alunos, o aluno estudará no seu ritmo e no seu tempo. Esta é uma das grandes vantagens que a educação à distância traz, os alunos avançam conforme o próprio ritmo e conhecimento, atendendo individualmente cada necessidade e disponibilidade. Outra grande vantagem é que todo o material didático no formato PDF já esta incluído no valor do curso.
Nossos cursos online tem como base legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°.
Metodologia:
O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. Cada disciplina terá sua prova específica e para obter o certificado final o aluno precisará ser aprovado em todas as matérias do curso.
Avaliação:
A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.
Módulo 1 – 30 dias
Princípios de Administração
Autor: João Batista Vieira Bonome
- Mestrando em Administração Pública com ênfase em Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro;
- Pós-Graduado em Relações de Trabalho e Negociações pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
- Graduado em Administração de Empresas pela PUC Minas.
Conteúdo:
:: História da Administração
:: A Revolução Industrial e a Administração
:: O planejamento e suas principais características
:: A organização e suas principais características
:: A liderança e suas principais características
:: O controle e suas principais características
:: As habilidades administrativas e suas características
:: Ambiente organizacional e as implicações para o gerenciamento
:: O empreendedorismo como nova possibilidade gerencial para administradores
:: Teorias administrativas
Carga Horária: 30 horas
Comunicação Empresarial e Correspondência
Autor: Denise Regina Stacheski
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação - UTP
Conteúdo:
:: Comunicação nas organizações;
:: Públicos organizacionais e veículos de comunicação;
:: Gêneros e documentos empresariais modernos;
:: Língua padrão escrita, qualidade e argumentação;
:: Redação de textos empresariais.
Carga Horária: 10 horas
Módulo 2 – 30 dias
Marketing: Fundamentos e Processos
Autor: Juarez Tadeu de Paula Xavier
Doutorado em Ciências da Comunicação - USP; Mestrado em Ciências da Comunicação - USP; Graduação em Comunicação Social Jornalismo - PUC/SP.
Conteúdo:
::Marketing: fundamentos e conceitos básicos
::Princípios do planejamento estratégico empresarial e de marketing
::Composto mercadológico: produto, preço, praça e promoção
::Gestão de distribuição: canais de marketing e distribuição física
::Composto promocional
::Relações Públicas
::Mercados organizacionais
::Segmentação de mercado
::Administração de produtos e marcas
::Elementos de um plano de marketing
Carga Horária: 30 horas
Marketing de Relacionamento e CRM
Autor: José Ricardo Baptista
- Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
- Graduado em Matemática pela Fundação Santo André (FSA).
- Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
- Professor das disciplinas de sistema de informação aplicado aos negócios, sistema de informação de marketing e inteligência de negócios e gestão de serviços.
- Possui experiência de mais de 20 anos na área de TI.
- Trabalhou em empresas de grande porte, com destaque para as áreas de gestão de relacionamento com cliente, gestão de projetos e desenvolvimento de ofertas/produtos e-commerce B2B e Hosting.
Conteúdo:
:: A importância da informação para obtenção da vantagem competitiva;
:: A gestão de clientes no século XXI;
:: Estratégias de relacionamento;
:: As principais ferramentas do marketing de relacionamento;
:: Conceitos de CRM;
:: CRM e a arquitetura e-business nas organizações;
:: CRM e comportamento do consumidor;
:: Implantação de CRM e fatores críticos de sucesso;
:: Construção da cadeia de relacionamentos;
:: O futuro do CRM.
Carga Horária: 30 horas
Módulo 3 – 30 dias
Comportamento do Consumidor e Marketing de Relacionamento
Autor: Fabiano Larentis - Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UFRGS; Especialista em Gestão Estratégica em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (UCS); Graduado em Administração, com habilitação em Comércio Exterior pela UCS; Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de relacionamento, internacionalização, pesquisa de marketing, satisfação de clientes e marketing internacional;
Conteúdo:
:: Conceitos Introdutórios a Respeito do Comportamento do Consumidor;
:: Premissas e perspectivas a respeito do consumidor
:: Processo de decisão do consumidor
:: Processo de Decisão do Consumidor - Etapas Iniciais e Intermediarias;
:: Processo de Decisão do Consumidor - Etapas Finais
:: Características Individuais do Consumidor
:: Influências sociais no comportamento do consumidor
:: Influências pessoais no comportamento do consumidor
:: Influências Situacionais no Comportamento do Consumidor;
:: Tipos de tomada de decisão do consumidor
:: Estratégias de Marketing e o Comportamento do Consumidor
:: O Consumidor e a Sociedade
:: Marketing de relacionamento: conceitos, tipos e características
:: Planejamento do relacionamento: aplicações estratégicas e táticas
:: Administração da fidelidade
:: Requisitos de desempenho do relacionamento
:: Preparação e desenvolvimento de equipe no atendimento ao cliente
Carga Horária: 50 horas
Publicidade e Propaganda
Autor: Márcio Carbaca Gonçalez - Pós-Graduando em Docência no Ensino Superior, na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); - Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Cidade de S. Paulo (UNICID).
Conteúdo:
:: Propaganda e publicidade
:: O mundo da publicidade
:: Agência de publicidade
:: Atividades e produtos da publicidade e propaganda
:: O futuro da comunicação mercadológica
Carga Horária: 15 horas
Módulo 4 – 30 dias
Sistema de Informação em Marketing
Autor: Ovidio Felippe Pereira da Silva Júnior
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas na área de Avaliação e Inovação Tecnológica pela UFSC.
Especialista em Organização, Sistemas e Métodos pela UFSC.
Especialista em Gestão de Hotelaria e Turismo pela Universidade Vale do Itajaí (Univali).
Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Conteúdo:
:: Fundamentos de sistemas de informação;
:: Processos e informações de marketing;
:: Sistemas de Informação em Marketing;
:: Marketing eletrônico;
:: Banco de dados de marketing;
:: Sistemas de suporte às decisões de marketing;
:: Sistemas de inteligência de marketing e análise da concorrência;
:: Sistemas de relacionamento com clientes - Customer Relationship Management (CRM);
:: Aplicações das informações de marketing;
:: Tecnologias de consultas de informações do SIM;
:: Segurança, privacidade e ética nos Sistemas de Informações de Marketing;
:: Implantação de Sistemas de Informação de Marketing.
Carga Horária: 36 horas
Inteligência Competitiva e Pesquisa de Mercado
Autor: Roberto Meireles Pinheiro
– É professor convidado dos programas executivos da FGV-RJ e da PUC-Rio.
- É autor de livros nas áreas de Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado e Inteligência Competitiva, e dirige o Instituto Rio Moda.
- Sua formação acadêmica inclui o mestrado em educação pela PUC-Rio, a pós-graduação em Administração pela COPPEAD/UFRJ e a graduação em Engenharia Naval pela escola de engenharia da UFRJ.
Conteúdo:
:: Pesquisa de mercado: conceitos e aplicações;
:: Pesquisa de mercado: do problema à solução;
:: A pesquisa quantitativa: planejamento;
:: A pesquisa quantitativa: plano de amostragem;
:: A pesquisa quantitativa: procedimentos de campo;
:: A pesquisa qualitativa: planejamento;
:: A pesquisa qualitativa: procedimentos de campo;
:: Benchmarking como base para a competição;
:: Benchmarking: desdobramentos;
:: Inteligência competitiva: conceitos e aplicações;
:: Inteligência competitiva: o sistema;
:: Inteligência competitiva internacional.
Carga Horária: 36 horas
Módulo 5 – 30 dias
Marketing Digital
Autor: Marcos Morita -Mestre em Estratégias Empresariais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV), Curso de Especialização em Administração para Graduados – CEAG; Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP); Professor assistente associado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, ministrando as disciplinas: Planejamento Estratégico, Marketing de Serviços, Tópicos Avançados em Administração, Teorias de Administração Contemporâneas, E-business e Teoria das Organizações; Consultor, palestrante e colunista; Executivo sênior há mais de 15 anos, ocupando posições-chave em empresas multinacionais (Dupont, Motorola e Epson
Conteúdo:
:: Introdução aos Conceitos de Marketing Digital
:: O impacto das comunidades virtuais na web
:: O comércio eletrônico revoluciona os canais de distribuição
:: E-commerce
:: Planejamento de marketing para atividades on-line e implementações
:: Montando um loja virtual de sucesso
:: Turbine o marketing digital com as ferramentas certas
:: Criando relacionamentos on-line com seus clientes
:: Ferramentas de busca: o mundo com um clique
:: Desenhos de sites. Divulgando sua marca corretamente na internet
Carga Horária: 30 horas
Comportamento Organizacional
Autor: Eunice Nascimento
- Doutora em Psicologia do Trabalho pela Universidade de Liège na Bélgica;
- Mestre em Administração de Ensino Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP);
- Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR);
- Graduada em Psicologia pela UTP;
- Atua como consultora em empresas nacionais, multinacionais, privadas e públicas;
Conteúdo:
:: Tendências nas organizações
:: O ser humano no ambiente de trabalho
:: O processo motivacional
:: O líder como agente de transformação
:: Novos fundamentos do comportamento
:: A percepção e a tomada de decisões
:: O processo de comunicação como diferencial competitivo
:: Grupos e equipes de trabalho
:: As mudanças e a cultura organizacional
:: O conflito e a negociação
Carga Horária: 30 horas
Módulo 6 – 30 dias
Informática Aplicada à Gestão
Autor: Patrícia Noll de Matos
- Doutoranda em Informática pela Universitat de Les Illes Balears (Espanha);
- Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- Graduada em Informática pela PUCRS.
Conteúdo:
:: Conceitos básicos de informática
:: Sistema operacional Microsoft Windows
:: A internet
:: Correio eletrônico
:: Processador de texto MS Word
:: Editor de apresentação MS PowerPoint
:: Planilha eletrônica Excel I
:: Planilha eletrônica Excel II
:: Planilha eletrônica Excel III
:: Planilha eletrônica Excel IV
:: Planilha eletrônica Excel V
:: Planilha eletrônica Excel VI
:: Banco de dados Access I
:: Banco de dados Access II
:: Banco de dados Access III
Carga Horária: 45 horas
Marketing Pessoal e Etiqueta
Autor: Carmen Lucia Chaim Mattos
Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Pós-Graduada em Recursos Humanos (UTP); Especialista em Psicodrama pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Graduada em Psicologia (UTP).
Conteúdo:
:: Etiqueta;
:: Ética no Trabalho;
:: Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho;
:: Comportamento no local de trabalho;
:: Marketing pessoal: como se relacionar bem no ambiente de trabalho.
Carga Horária: 10 horas