ALFABETIZAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
OBJETIVO:
Promover a qualificação de professores, desenvolvendo um conhecimento especializado do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento.
Objetivos específicos
::: Promover o acesso dos cursistas aos fundamentos das disciplinas científicas implicadas no desenvolvimento do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento.
::: Facultar, aos cursistas, a apropriação das teorias e formulações científicas mais avançadas e atuais, pertinentes ao letramento e suas práticas pedagógicas.
::: Desenvolver, nos cursistas, o interesse pela produção do conhecimento, proporcionando-lhes a oportunidade e os recursos teórico-metodológicos para a investigação científica.
::: Fomentar a capacidade de análise crítica dos problemas educacionais contemporâneos, bem como das teorias, propostas e recursos de alfabetização atualmente difundidos.
::: Incentivar o exercício da atividade criadora na prática docente.
Carga Horária:414 horas
Conteúdo:
Teorias da Aprendizagem
Projetos Interdisciplinares
Letramento no Brasil
Literatura, Leitura e Aprendizagem
Linguagem e Pensamento
Fundamentos Teóricos da Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
Prática Educativa da Língua Portuguesa
Prática Educativa da Língua Portuguesa na Educação Infantil
Prática Educativa da Língua Portuguesa em EJA
Duração:
O curso ALFABETIZAÇÂO tem carga horária de 414 horas e deve ser concluído em 4 meses. Durante este período o aluno pode assistir as videoaulas e acessar o material em PDF quantas vezes quiser.
Material Didático – Autor:
Valéria da Hora Bessa: Doutora em Psicologia.
Jane Rangel Alves Barbosa: Doutora em Filosofia.
Luiz Percival Leme de Britto: Doutor em Linguística.
Marta Morais da Costa: Doutora em Letras.
Claudia Rosa Riolfi: Doutora em Linguística.
Lígia Regina Klein: Doutora em Educação.
Maria Auxiliadora Cavazotti: Doutora em Educação.
Ligia Regina Klein: Doutora em Educação.
Maria Auxiliadora Cavazotti: Doutora em Educação.
Patrícia Corsino: Doutora em Educação.
Daniela de Oliveira Guimarães: Mestre em Educação.
Renato Pontes Costa: Mestre em Educação Brasileira.
Edna Tamarozzi: Mestre em Psicologia da Educação.
Metodologia:
O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova de conclusão do curso, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. A prova têm 10 questões, sendo que cada uma delas vale 1,0 ponto. Assim que o aluno atingir a nota exigida, ele terá o direito de receber o seu certificado.
Avaliação:
A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.