Curso Supervisor Comercial

                                     

Carga Horária: 560 hs

Duração: 10 meses

Autores: João Batista Vieira Bonome; Denise Regina Stacheski; Juarez Tadeu de Paula Xavier; José Ricardo Baptista; Patrícia Noll de Matos; Leandro Salenave Gonçalves; Otavio Morand Bentes; Carmen Lucia Chaim Mattos; Carlos Alberto Alvim de Azeredo Santos; Fabiano Larentis; Eunice Nascimento; Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci; Carlos Pessoa Coelho Junior; Léia Cordeiro; Valéria Rueda Elias Spers; Marcos Antônio Queiroz; Carlos Eduardo Dalto; Sandro Morales;

 

Objetivo: Preparar o aluno para o mercado de trabalho, capacitando o para que possa exercer a função de Supervisor Comercial. Os alunos serão capacitados para auxiliarem na gestão do departamento comercial, na prospecção e atendimento aos clientes. Negociações comerciais; elaboração de relatórios e planilhas; elaboração de propostas comerciais; emissão de pedidos; atualização de informações no sistema; recebimento de pedidos e encaminhamento dos mesmos; executar tarefas administrativas de vendas; definir metas para a equipe de vendas; supervisão da equipe de vendas. Os alunos estudarão a administração - teorias e técnicas, como comunicar-se no ambiente coorporativo (comunicação e redação de textos no ambiente de trabalho), informática aplicada ao dia a dia no trabalho, como comportar-se no ambiente de trabalho, Marketing, técnicas de negociação, técnicas de vendas, gestão de comercial e de vendas, gestão de pessoas, avaliação de desempenho, motivação e liderança e empreendedorismo.

 

 

Os Cursos EAD Qualify são online e atendem desde quem ainda não possui uma atividade profissional e pretende se qualificar para o mercado de trabalho até quem já exerce uma atividade profissional e não possui tempo para estudar e atualizar-se para conquistar melhores posições na empresa ou buscar outro emprego. Os cursos EAD Qualify proporcionam ao aluno poder estudar em suas horas vagas e em qualquer local que possua internet, recebendo um conteúdo educacional de altíssimo nível dentro de uma linguagem de fácil assimilação, e ainda com o recebimento do seu certificado em casa. Tudo isso, com um custo extremamente accessível para todas as faixas econômicas da sociedade. Caso o aluno já esteja empregado, ele poderá dar facilmente um UP em sua carreira profissional! Enfim, os Cursos EAD Qualify são uma solução que vieram para ficar em termos qualificação e capacitação profissional da sociedade em larga escala com custos acessíveis! O projeto dos cursos EAD Qualify foi concebido para atender individualmente as diferentes necessidades dos alunos, o aluno estudará no seu ritmo e no seu tempo. Esta é uma das grandes vantagens que a educação à distância traz, os alunos avançam conforme o próprio ritmo e conhecimento, atendendo individualmente cada necessidade e disponibilidade. Outra grande vantagem é que todo o material didático no formato PDF já esta incluído no valor do curso.

Nossos cursos online tem como base legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°.

Metodologia:

O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. Cada disciplina terá sua prova específica e para obter o certificado final o aluno precisará ser aprovado em todas as matérias do curso.

 

Avaliação:

A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.

 

 

Módulo 1 – 30 dias

 

Princípios de Administração

Autor: João Batista Vieira Bonome
- Mestrando em Administração Pública com ênfase em Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro;
- Pós-Graduado em Relações de Trabalho e Negociações pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
- Graduado em Administração de Empresas pela PUC Minas.

Conteúdo:

:: História da Administração
:: A Revolução Industrial e a Administração
:: O planejamento e suas principais características
:: A organização e suas principais características
:: A liderança e suas principais características
:: O controle e suas principais características
:: As habilidades administrativas e suas características
:: Ambiente organizacional e as implicações para o gerenciamento
:: O empreendedorismo como nova possibilidade gerencial para administradores
:: Teorias administrativas

Carga Horária: 30 horas

 

Comunicação Empresarial e Correspondência

Autor: Denise Regina Stacheski
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação - UTP

Conteúdo:
:: Comunicação nas organizações;
:: Públicos organizacionais e veículos de comunicação;
:: Gêneros e documentos empresariais modernos;
:: Língua padrão escrita, qualidade e argumentação;
:: Redação de textos empresariais.

Carga Horária: 10 horas

 

 

Módulo 2 – 30 dias

 

Marketing: Fundamentos e Processos

Autor: Juarez Tadeu de Paula Xavier
Doutorado em Ciências da Comunicação - USP; Mestrado em Ciências da Comunicação - USP; Graduação em Comunicação Social Jornalismo - PUC/SP.

Conteúdo:

::Marketing: fundamentos e conceitos básicos
::Princípios do planejamento estratégico empresarial e de marketing
::Composto mercadológico: produto, preço, praça e promoção
::Gestão de distribuição: canais de marketing e distribuição física
::Composto promocional
::Relações Públicas
::Mercados organizacionais
::Segmentação de mercado
::Administração de produtos e marcas
::Elementos de um plano de marketing

Carga Horária: 30 horas

 

Marketing de Relacionamento e CRM

Autor: José Ricardo Baptista

- Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

- Graduado em Matemática pela Fundação Santo André (FSA).

- Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

- Professor das disciplinas de sistema de informação aplicado aos negócios, sistema de informação de marketing e inteligência de negócios e gestão de serviços.

- Possui experiência de mais de 20 anos na área de TI.

- Trabalhou em empresas de grande porte, com destaque para as áreas de gestão de relacionamento com cliente, gestão de projetos e desenvolvimento de ofertas/produtos e-commerce B2B e Hosting.

Conteúdo:

:: A importância da informação para obtenção da vantagem competitiva;

:: A gestão de clientes no século XXI;

:: Estratégias de relacionamento;

:: As principais ferramentas do marketing de relacionamento;

:: Conceitos de CRM;

:: CRM e a arquitetura e-business nas organizações;

:: CRM e comportamento do consumidor;

:: Implantação de CRM e fatores críticos de sucesso;

:: Construção da cadeia de relacionamentos;

:: O futuro do CRM.

 Carga Horária: 30 horas

 

 

Módulo 3 – 30 dias

 

Informática Aplicada à Gestão
Autor: Patrícia Noll de Matos
- Doutoranda em Informática pela Universitat de Les Illes Balears (Espanha);
- Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- Graduada em Informática pela PUCRS.

Conteúdo:

:: Conceitos básicos de informática
:: Sistema operacional Microsoft Windows
:: A internet
:: Correio eletrônico
:: Processador de texto MS Word
:: Editor de apresentação MS PowerPoint
:: Planilha eletrônica Excel I
:: Planilha eletrônica Excel II
:: Planilha eletrônica Excel III
:: Planilha eletrônica Excel IV
:: Planilha eletrônica Excel V
:: Planilha eletrônica Excel VI
:: Banco de dados Access I
:: Banco de dados Access II
:: Banco de dados Access III

 Carga Horária: 45 horas

 

 

Módulo 4 – 30 dias

 

Sistemas de Informações Gerenciais
Autor: Leandro Salenave Gonçalves
- Pós-Graduado em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Senac (SENAC/SP);
- Graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA);
- Professor de disciplinas ligadas à informática e administração de empresas. Consultor de desenvolvimento de portais voltados à educação.

Conteúdo:

:: A empresa como organização
:: Os ambientes organizacionais
:: A economia digital
:: As pressões de economia digital
:: Crimes na era digital
:: Dado, informação e conhecimento
:: Os sistemas de informação
:: Software
:: Software aplicativo
:: Software de sistemas
:: Os processos e as informações
:: A tecnologia da informação
:: Sistema de computadores
:: Tipos de redes de telecomunicações
:: Redes de internet, intranets, extranets e EDI

Carga Horária: 45 horas

 

Comportamento Organizacional

Autor: Eunice Nascimento
- Doutora em Psicologia do Trabalho pela Universidade de Liège na Bélgica;

- Mestre em Administração de Ensino Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP);

- Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR);

- Graduada em Psicologia pela UTP;

- Atua como consultora em empresas nacionais, multinacionais, privadas e públicas;

Conteúdo:

:: Tendências nas organizações
:: O ser humano no ambiente de trabalho
:: O processo motivacional
:: O líder como agente de transformação
:: Novos fundamentos do comportamento
:: A percepção e a tomada de decisões
:: O processo de comunicação como diferencial competitivo
:: Grupos e equipes de trabalho
:: As mudanças e a cultura organizacional
:: O conflito e a negociação

Carga Horária: 30 horas

 

 

Módulo 5 – 30 dias

 

Atendimento ao Cliente

Autor: Otavio Morand Bentes
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Experiência de 35 anos em Gestão de Pessoas, sendo 19 como executivo/especialista em RH e 16 como consultor/professor; Atua em desenvolvimento de pessoas e Recursos Humanos.

Conteúdo:

:: Características do mundo contemporâneo;
:: Organizações: competências para os novos desafios do terceiro milênio;
:: Profissionais: competências para os novos desafios do terceiro milênio;
:: Por que os clientes não fazem o que você espera;
:: Como lidar com clientes difíceis;
:: Teleatendimento;
:: Atuando na prevenção de conflitos;
:: Atuando no tratamento de conflitos;
:: Trabalhe o pós-venda: seu cliente se lembrará dele;
:: O bom atendimento: como encantar os clientes.

Carga Horária: 30 horas

 

Marketing Pessoal e Etiqueta

Autor: Carmen Lucia Chaim Mattos
Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Pós-Graduada em Recursos Humanos (UTP); Especialista em Psicodrama pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Graduada em Psicologia (UTP).

 Conteúdo:

:: Etiqueta;
:: Ética no Trabalho;
:: Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho;
:: Comportamento no local de trabalho;
:: Marketing pessoal: como se relacionar bem no ambiente de trabalho.

 Carga Horária: 10 horas

 

 

Módulo 6 – 30 dias

 

Negociação e Técnicas de Vendas

Autor: Carlos Alberto Alvim de Azeredo Santos

Doutor e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário da Cidade (UNIVERCIDADE) e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo (FCE). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 Conteúdo:

:: Vender é o que importa?;

:: Compreendendo o mercado;

:: O ambiente empresarial;

:: Marketing e vendas;

:: Preparando o plano de vendas ou política comercial;

:: Compondo uma equipe de vendas;

:: Técnicas de vendas;

:: A entrevista de venda;

:: A arte de negociar;

:: Um departamento comercial eficaz.

Carga Horária: 30 horas

 

Técnicas de Negociação

Autor:  Fabiano Larentis
Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UFRGS. Especialista em Gestão Estratégica em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Graduado em Administração, com habilitação em Comércio Exterior pela UCS. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de relacionamento, internacionalização, pesquisa de marketing, satisfação de clientes e marketing internacional. É professor de graduação e pós-graduação.

Conteúdo:

:: Técnicas de negociação e vendas: conceitos introdutórios;
:: A atividade comercial e o profissional de vendas;
:: Vendas e marketing;
:: O cliente e a área comercial;
:: Comunicação e vendas;
:: Fases de venda e suas técnicas;
:: Planejamento e previsão em vendas;
:: Organização da força de vendas;
:: Preparação e liderança das equipes de vendas;
:: Remuneração e controle da força de vendas.

Carga Horária: 30 horas

 

 

Módulo 7 – 30 dias

 

Negociação Empresarial

Autor: Carlos Pessoa Coelho Junior
- Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia da UFMG;
- Professor de “Estratégia de Negociação e Gestão de Conflitos” dos programas MBA’s do IBMEC;
- Diretor, Coordenador Técnico e Instrutor dos programas da “Carlos Pessoa Consultores Empresariais”.

Conteúdo:

:: Princípios da negociação
:: Aspectos essenciais da negociação
:: Relação de confiança
:: Presença da emoção
:: Percepção e paradigmas
:: Metas compatíveis e coerentes
:: Relacionamento interpessoal
:: Estilos interpessoais
:: Campo de força
:: Fontes genéricas de poder
:: Fontes exclusivas de poder
:: Preparando-se para a negociação

Carga Horária: 36 horas

 

Gestão de Pessoas

Autor: Léia Cordeiro
Doutora em Marketing e Gestão Empresarial - European University Center for Management Studies (Suíça); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná (Fesp) e em Treinamento em Recursos Humanos pela Fae Bussiness School; Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba e em Administração de Empresas pela  Facet.

Conteúdo:

:: Pessoas são Diferentes;
:: Sistema Pessoal;
:: Motivação;
:: Grupos I;
:: Grupos II;
:: Comunicação;
:: Feedback;
:: Gerenciando Conflitos;
:: Liderança I;
:: Liderança II;
:: Inteligência Emocional e Intuitiva;
:: Gerenciamento das Mudanças;
:: Repensando a Organização;
:: Gestão Estratégica de Pessoas;
:: Subsistimas Manutenção.

 Carga Horária: 45 horas

 

Módulo 8 – 30 dias

Gestão de Pessoas e Equipes

Autor: André Guimarães
- MBA em Gestão de Serviços pelo Ibmec. Graduado em Administração de Empresas pela UERJ;
- Especialista em Strategic Human Resource Management pela Harvard Business School.
Oscar Manuel de Castro Ferreira
- Mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP);
- Especialista em Tecnologia da Educação pela University of Washington;
- Especialista em Administração e em Planejamento Estratégico e Marketing de Serviços pela Insead - Fontainebleau;
- Graduado em Direito;
- Graduado em Biblioteconomia.
Conteúdo:

:: Evolução do Pensamento Administrativo e Gestão Estratégica de Pessoas e Equipes
:: Mudanças e Novos Paradigmas
:: A Evolução no Conceito de Gestão de Pessoas e Equipes
:: O Pensamento Estratégico na Gestão de Pessoas e Equipes
:: Políticas e Diretrizes na Gestão de Pessoas e Equipes
:: A Abrangência da Competência Gerencial
:: Exercitando a Comunicação
:: Administrando Relacionamentos
:: Desenvolvendo a Liderança
:: Trabalhando a Motivação

Carga Horária: 30 horas

Avaliação de Desempenho em Marketing e Vendas

Autor:  Carlos Eduardo Dalto

Conteúdo:

:: O Processo de Vendas
:: O Papel do Gestor de Marketing e Vendas
:: Objetivos e Resultados
:: Controle e Avaliação de Desempenho
:: Remuneração e Motivação

Carga Horária: 21 horas

 

Módulo 9 – 30 dias

Motivação e Liderança

Autor: Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci
- Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;
- Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;
- Graduada em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras.

Conteúdo:

:: Conceitos de motivação
:: Teorias sobre motivação
:: Abordagem comportamental de motivação
:: Como motivar as pessoas no ambiente de trabalho
:: Lideranças nos diversos contextos
:: Teoria de liderança com base nos traços de personalidade
:: Teoria dos estilos comportamentais
:: Teorias situacionais
:: Abordagens recentes de liderança
:: Como liderar reuniões

Carga Horária: 30 horas

Gestão Comercial

Autor: Marcos Antônio Queiroz
- Mestre em Gestão Moderna de Negócios: marketing pela Universidade Regional de Blumenau (FURB);
- Especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade do Contestado (UNC);
- Graduado em Administração de Empresas pela UNC.

Conteúdo:

:: Gestão Comercial Empreendedora
:: Estrutura da Atividade Comercial
:: Estratégia e Planejamento de Marketing
:: Conceitos de Comercialização
:: Planejamento do composto de marketing – 4 “Ps” (marketing mix)
:: Planejamento de vendas ou plano de ação de vendas

Carga Horária: 18 horas

 

Módulo 10 – 30 dias

Tópicos Gerenciais Contemporâneos

Autor: Valéria Rueda Elias Spers           
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Especialista em Administração pela Universidade São Judas Tadeu.
Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Salesiano. 

Conteúdo:

:: Princípios de gestão                       
:: Sistemas organizacionais contemporâneos                       
:: O ciclo de vida das organizações e suas etapas                       
:: As alianças estratégicas e redes de empresas                       
:: Empreendedorismo: franquias e licenciamento                       
:: Benchmarking e suas etapas                       
:: Aplicações e processos de avaliação de desempenho                       
:: Fundamentos de indicadores de desempenho e suas aplicações                       
:: Empowerment fundamentos e aplicações                       
:: Gestão do conhecimento como instrumento de desenvolvimento organizacional

Carga Horária: 30 horas

Empreendedorismo

Autor:  Sandro Morales
- Doutor em Administração - UFSC;
- Mestre em Administração - Universidade Autônoma de Madri;
- Graduado em Administração - UFSC.

Conteúdo:

:: Empreendedorismo
:: A Psicologia e os empreendedores
:: Competências empreendedoras
:: Estabelecimento de metas e objetivos
:: Busca de oportunidades
:: Busca de informações e riscos calculados
:: Planejamento e monitoramento sistemático
:: Qualidade e eficiência
:: Persuasão e redes de contato
:: Competências mobilizadoras e reforçadoras.

Carga Horária: 30 horas

Curso: Supervisor Comercial

R$1.199,00
Curso: Supervisor Comercial R$1.199,00

Curso Supervisor Comercial

                                     

Carga Horária: 560 hs

Duração: 10 meses

Autores: João Batista Vieira Bonome; Denise Regina Stacheski; Juarez Tadeu de Paula Xavier; José Ricardo Baptista; Patrícia Noll de Matos; Leandro Salenave Gonçalves; Otavio Morand Bentes; Carmen Lucia Chaim Mattos; Carlos Alberto Alvim de Azeredo Santos; Fabiano Larentis; Eunice Nascimento; Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci; Carlos Pessoa Coelho Junior; Léia Cordeiro; Valéria Rueda Elias Spers; Marcos Antônio Queiroz; Carlos Eduardo Dalto; Sandro Morales;

 

Objetivo: Preparar o aluno para o mercado de trabalho, capacitando o para que possa exercer a função de Supervisor Comercial. Os alunos serão capacitados para auxiliarem na gestão do departamento comercial, na prospecção e atendimento aos clientes. Negociações comerciais; elaboração de relatórios e planilhas; elaboração de propostas comerciais; emissão de pedidos; atualização de informações no sistema; recebimento de pedidos e encaminhamento dos mesmos; executar tarefas administrativas de vendas; definir metas para a equipe de vendas; supervisão da equipe de vendas. Os alunos estudarão a administração - teorias e técnicas, como comunicar-se no ambiente coorporativo (comunicação e redação de textos no ambiente de trabalho), informática aplicada ao dia a dia no trabalho, como comportar-se no ambiente de trabalho, Marketing, técnicas de negociação, técnicas de vendas, gestão de comercial e de vendas, gestão de pessoas, avaliação de desempenho, motivação e liderança e empreendedorismo.

 

 

Os Cursos EAD Qualify são online e atendem desde quem ainda não possui uma atividade profissional e pretende se qualificar para o mercado de trabalho até quem já exerce uma atividade profissional e não possui tempo para estudar e atualizar-se para conquistar melhores posições na empresa ou buscar outro emprego. Os cursos EAD Qualify proporcionam ao aluno poder estudar em suas horas vagas e em qualquer local que possua internet, recebendo um conteúdo educacional de altíssimo nível dentro de uma linguagem de fácil assimilação, e ainda com o recebimento do seu certificado em casa. Tudo isso, com um custo extremamente accessível para todas as faixas econômicas da sociedade. Caso o aluno já esteja empregado, ele poderá dar facilmente um UP em sua carreira profissional! Enfim, os Cursos EAD Qualify são uma solução que vieram para ficar em termos qualificação e capacitação profissional da sociedade em larga escala com custos acessíveis! O projeto dos cursos EAD Qualify foi concebido para atender individualmente as diferentes necessidades dos alunos, o aluno estudará no seu ritmo e no seu tempo. Esta é uma das grandes vantagens que a educação à distância traz, os alunos avançam conforme o próprio ritmo e conhecimento, atendendo individualmente cada necessidade e disponibilidade. Outra grande vantagem é que todo o material didático no formato PDF já esta incluído no valor do curso.

Nossos cursos online tem como base legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°.

Metodologia:

O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. Cada disciplina terá sua prova específica e para obter o certificado final o aluno precisará ser aprovado em todas as matérias do curso.

 

Avaliação:

A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.

 

 

Módulo 1 – 30 dias

 

Princípios de Administração

Autor: João Batista Vieira Bonome
- Mestrando em Administração Pública com ênfase em Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro;
- Pós-Graduado em Relações de Trabalho e Negociações pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
- Graduado em Administração de Empresas pela PUC Minas.

Conteúdo:

:: História da Administração
:: A Revolução Industrial e a Administração
:: O planejamento e suas principais características
:: A organização e suas principais características
:: A liderança e suas principais características
:: O controle e suas principais características
:: As habilidades administrativas e suas características
:: Ambiente organizacional e as implicações para o gerenciamento
:: O empreendedorismo como nova possibilidade gerencial para administradores
:: Teorias administrativas

Carga Horária: 30 horas

 

Comunicação Empresarial e Correspondência

Autor: Denise Regina Stacheski
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação - UTP

Conteúdo:
:: Comunicação nas organizações;
:: Públicos organizacionais e veículos de comunicação;
:: Gêneros e documentos empresariais modernos;
:: Língua padrão escrita, qualidade e argumentação;
:: Redação de textos empresariais.

Carga Horária: 10 horas

 

 

Módulo 2 – 30 dias

 

Marketing: Fundamentos e Processos

Autor: Juarez Tadeu de Paula Xavier
Doutorado em Ciências da Comunicação - USP; Mestrado em Ciências da Comunicação - USP; Graduação em Comunicação Social Jornalismo - PUC/SP.

Conteúdo:

::Marketing: fundamentos e conceitos básicos
::Princípios do planejamento estratégico empresarial e de marketing
::Composto mercadológico: produto, preço, praça e promoção
::Gestão de distribuição: canais de marketing e distribuição física
::Composto promocional
::Relações Públicas
::Mercados organizacionais
::Segmentação de mercado
::Administração de produtos e marcas
::Elementos de um plano de marketing

Carga Horária: 30 horas

 

Marketing de Relacionamento e CRM

Autor: José Ricardo Baptista

- Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

- Graduado em Matemática pela Fundação Santo André (FSA).

- Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

- Professor das disciplinas de sistema de informação aplicado aos negócios, sistema de informação de marketing e inteligência de negócios e gestão de serviços.

- Possui experiência de mais de 20 anos na área de TI.

- Trabalhou em empresas de grande porte, com destaque para as áreas de gestão de relacionamento com cliente, gestão de projetos e desenvolvimento de ofertas/produtos e-commerce B2B e Hosting.

Conteúdo:

:: A importância da informação para obtenção da vantagem competitiva;

:: A gestão de clientes no século XXI;

:: Estratégias de relacionamento;

:: As principais ferramentas do marketing de relacionamento;

:: Conceitos de CRM;

:: CRM e a arquitetura e-business nas organizações;

:: CRM e comportamento do consumidor;

:: Implantação de CRM e fatores críticos de sucesso;

:: Construção da cadeia de relacionamentos;

:: O futuro do CRM.

 Carga Horária: 30 horas

 

 

Módulo 3 – 30 dias

 

Informática Aplicada à Gestão
Autor: Patrícia Noll de Matos
- Doutoranda em Informática pela Universitat de Les Illes Balears (Espanha);
- Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- Graduada em Informática pela PUCRS.

Conteúdo:

:: Conceitos básicos de informática
:: Sistema operacional Microsoft Windows
:: A internet
:: Correio eletrônico
:: Processador de texto MS Word
:: Editor de apresentação MS PowerPoint
:: Planilha eletrônica Excel I
:: Planilha eletrônica Excel II
:: Planilha eletrônica Excel III
:: Planilha eletrônica Excel IV
:: Planilha eletrônica Excel V
:: Planilha eletrônica Excel VI
:: Banco de dados Access I
:: Banco de dados Access II
:: Banco de dados Access III

 Carga Horária: 45 horas

 

 

Módulo 4 – 30 dias

 

Sistemas de Informações Gerenciais
Autor: Leandro Salenave Gonçalves
- Pós-Graduado em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Senac (SENAC/SP);
- Graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA);
- Professor de disciplinas ligadas à informática e administração de empresas. Consultor de desenvolvimento de portais voltados à educação.

Conteúdo:

:: A empresa como organização
:: Os ambientes organizacionais
:: A economia digital
:: As pressões de economia digital
:: Crimes na era digital
:: Dado, informação e conhecimento
:: Os sistemas de informação
:: Software
:: Software aplicativo
:: Software de sistemas
:: Os processos e as informações
:: A tecnologia da informação
:: Sistema de computadores
:: Tipos de redes de telecomunicações
:: Redes de internet, intranets, extranets e EDI

Carga Horária: 45 horas

 

Comportamento Organizacional

Autor: Eunice Nascimento
- Doutora em Psicologia do Trabalho pela Universidade de Liège na Bélgica;

- Mestre em Administração de Ensino Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP);

- Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR);

- Graduada em Psicologia pela UTP;

- Atua como consultora em empresas nacionais, multinacionais, privadas e públicas;

Conteúdo:

:: Tendências nas organizações
:: O ser humano no ambiente de trabalho
:: O processo motivacional
:: O líder como agente de transformação
:: Novos fundamentos do comportamento
:: A percepção e a tomada de decisões
:: O processo de comunicação como diferencial competitivo
:: Grupos e equipes de trabalho
:: As mudanças e a cultura organizacional
:: O conflito e a negociação

Carga Horária: 30 horas

 

 

Módulo 5 – 30 dias

 

Atendimento ao Cliente

Autor: Otavio Morand Bentes
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Experiência de 35 anos em Gestão de Pessoas, sendo 19 como executivo/especialista em RH e 16 como consultor/professor; Atua em desenvolvimento de pessoas e Recursos Humanos.

Conteúdo:

:: Características do mundo contemporâneo;
:: Organizações: competências para os novos desafios do terceiro milênio;
:: Profissionais: competências para os novos desafios do terceiro milênio;
:: Por que os clientes não fazem o que você espera;
:: Como lidar com clientes difíceis;
:: Teleatendimento;
:: Atuando na prevenção de conflitos;
:: Atuando no tratamento de conflitos;
:: Trabalhe o pós-venda: seu cliente se lembrará dele;
:: O bom atendimento: como encantar os clientes.

Carga Horária: 30 horas

 

Marketing Pessoal e Etiqueta

Autor: Carmen Lucia Chaim Mattos
Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Pós-Graduada em Recursos Humanos (UTP); Especialista em Psicodrama pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Graduada em Psicologia (UTP).

 Conteúdo:

:: Etiqueta;
:: Ética no Trabalho;
:: Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho;
:: Comportamento no local de trabalho;
:: Marketing pessoal: como se relacionar bem no ambiente de trabalho.

 Carga Horária: 10 horas

 

 

Módulo 6 – 30 dias

 

Negociação e Técnicas de Vendas

Autor: Carlos Alberto Alvim de Azeredo Santos

Doutor e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário da Cidade (UNIVERCIDADE) e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo (FCE). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 Conteúdo:

:: Vender é o que importa?;

:: Compreendendo o mercado;

:: O ambiente empresarial;

:: Marketing e vendas;

:: Preparando o plano de vendas ou política comercial;

:: Compondo uma equipe de vendas;

:: Técnicas de vendas;

:: A entrevista de venda;

:: A arte de negociar;

:: Um departamento comercial eficaz.

Carga Horária: 30 horas

 

Técnicas de Negociação

Autor:  Fabiano Larentis
Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UFRGS. Especialista em Gestão Estratégica em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Graduado em Administração, com habilitação em Comércio Exterior pela UCS. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de relacionamento, internacionalização, pesquisa de marketing, satisfação de clientes e marketing internacional. É professor de graduação e pós-graduação.

Conteúdo:

:: Técnicas de negociação e vendas: conceitos introdutórios;
:: A atividade comercial e o profissional de vendas;
:: Vendas e marketing;
:: O cliente e a área comercial;
:: Comunicação e vendas;
:: Fases de venda e suas técnicas;
:: Planejamento e previsão em vendas;
:: Organização da força de vendas;
:: Preparação e liderança das equipes de vendas;
:: Remuneração e controle da força de vendas.

Carga Horária: 30 horas

 

 

Módulo 7 – 30 dias

 

Negociação Empresarial

Autor: Carlos Pessoa Coelho Junior
- Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia da UFMG;
- Professor de “Estratégia de Negociação e Gestão de Conflitos” dos programas MBA’s do IBMEC;
- Diretor, Coordenador Técnico e Instrutor dos programas da “Carlos Pessoa Consultores Empresariais”.

Conteúdo:

:: Princípios da negociação
:: Aspectos essenciais da negociação
:: Relação de confiança
:: Presença da emoção
:: Percepção e paradigmas
:: Metas compatíveis e coerentes
:: Relacionamento interpessoal
:: Estilos interpessoais
:: Campo de força
:: Fontes genéricas de poder
:: Fontes exclusivas de poder
:: Preparando-se para a negociação

Carga Horária: 36 horas

 

Gestão de Pessoas

Autor: Léia Cordeiro
Doutora em Marketing e Gestão Empresarial - European University Center for Management Studies (Suíça); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná (Fesp) e em Treinamento em Recursos Humanos pela Fae Bussiness School; Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba e em Administração de Empresas pela  Facet.

Conteúdo:

:: Pessoas são Diferentes;
:: Sistema Pessoal;
:: Motivação;
:: Grupos I;
:: Grupos II;
:: Comunicação;
:: Feedback;
:: Gerenciando Conflitos;
:: Liderança I;
:: Liderança II;
:: Inteligência Emocional e Intuitiva;
:: Gerenciamento das Mudanças;
:: Repensando a Organização;
:: Gestão Estratégica de Pessoas;
:: Subsistimas Manutenção.

 Carga Horária: 45 horas

 

Módulo 8 – 30 dias

Gestão de Pessoas e Equipes

Autor: André Guimarães
- MBA em Gestão de Serviços pelo Ibmec. Graduado em Administração de Empresas pela UERJ;
- Especialista em Strategic Human Resource Management pela Harvard Business School.
Oscar Manuel de Castro Ferreira
- Mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP);
- Especialista em Tecnologia da Educação pela University of Washington;
- Especialista em Administração e em Planejamento Estratégico e Marketing de Serviços pela Insead - Fontainebleau;
- Graduado em Direito;
- Graduado em Biblioteconomia.
Conteúdo:

:: Evolução do Pensamento Administrativo e Gestão Estratégica de Pessoas e Equipes
:: Mudanças e Novos Paradigmas
:: A Evolução no Conceito de Gestão de Pessoas e Equipes
:: O Pensamento Estratégico na Gestão de Pessoas e Equipes
:: Políticas e Diretrizes na Gestão de Pessoas e Equipes
:: A Abrangência da Competência Gerencial
:: Exercitando a Comunicação
:: Administrando Relacionamentos
:: Desenvolvendo a Liderança
:: Trabalhando a Motivação

Carga Horária: 30 horas

Avaliação de Desempenho em Marketing e Vendas

Autor:  Carlos Eduardo Dalto

Conteúdo:

:: O Processo de Vendas
:: O Papel do Gestor de Marketing e Vendas
:: Objetivos e Resultados
:: Controle e Avaliação de Desempenho
:: Remuneração e Motivação

Carga Horária: 21 horas

 

Módulo 9 – 30 dias

Motivação e Liderança

Autor: Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci
- Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;
- Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;
- Graduada em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras.

Conteúdo:

:: Conceitos de motivação
:: Teorias sobre motivação
:: Abordagem comportamental de motivação
:: Como motivar as pessoas no ambiente de trabalho
:: Lideranças nos diversos contextos
:: Teoria de liderança com base nos traços de personalidade
:: Teoria dos estilos comportamentais
:: Teorias situacionais
:: Abordagens recentes de liderança
:: Como liderar reuniões

Carga Horária: 30 horas

Gestão Comercial

Autor: Marcos Antônio Queiroz
- Mestre em Gestão Moderna de Negócios: marketing pela Universidade Regional de Blumenau (FURB);
- Especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade do Contestado (UNC);
- Graduado em Administração de Empresas pela UNC.

Conteúdo:

:: Gestão Comercial Empreendedora
:: Estrutura da Atividade Comercial
:: Estratégia e Planejamento de Marketing
:: Conceitos de Comercialização
:: Planejamento do composto de marketing – 4 “Ps” (marketing mix)
:: Planejamento de vendas ou plano de ação de vendas

Carga Horária: 18 horas

 

Módulo 10 – 30 dias

Tópicos Gerenciais Contemporâneos

Autor: Valéria Rueda Elias Spers           
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Especialista em Administração pela Universidade São Judas Tadeu.
Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Salesiano. 

Conteúdo:

:: Princípios de gestão                       
:: Sistemas organizacionais contemporâneos                       
:: O ciclo de vida das organizações e suas etapas                       
:: As alianças estratégicas e redes de empresas                       
:: Empreendedorismo: franquias e licenciamento                       
:: Benchmarking e suas etapas                       
:: Aplicações e processos de avaliação de desempenho                       
:: Fundamentos de indicadores de desempenho e suas aplicações                       
:: Empowerment fundamentos e aplicações                       
:: Gestão do conhecimento como instrumento de desenvolvimento organizacional

Carga Horária: 30 horas

Empreendedorismo

Autor:  Sandro Morales
- Doutor em Administração - UFSC;
- Mestre em Administração - Universidade Autônoma de Madri;
- Graduado em Administração - UFSC.

Conteúdo:

:: Empreendedorismo
:: A Psicologia e os empreendedores
:: Competências empreendedoras
:: Estabelecimento de metas e objetivos
:: Busca de oportunidades
:: Busca de informações e riscos calculados
:: Planejamento e monitoramento sistemático
:: Qualidade e eficiência
:: Persuasão e redes de contato
:: Competências mobilizadoras e reforçadoras.

Carga Horária: 30 horas