Curso Agente de Turismo, Hospitalidade e Eventos.

Carga Horária: 429hs

Duração: 6 meses

Autores: João Batista Vieira Bonome; Denise Regina Stacheski; Edelvino Razzolini Filho; Alexandre Luzzi Las Casas; Maria Tereza Garcia; Ana Maria Donato; Elisabeth Wada; Patrícia Noll de Matos; Alessandro Almeida; Andréa Kogan; Rinaldo Zaina Júnior; Telma Medeiros Brito; Gerson Luís Russo Moysés; Carmen Lucia Chaim Mattos; Cecília Maria de Souza Pinheiro; Sandro Morales.

 

Objetivo: Preparar o aluno para o mercado de trabalho, o curso se propõe a oferecer ao participante os conteúdos, conhecimentos e ferramentas para a atuação na área de turismo, hospitalidade, feiras e eventos. Possibilitar aos profissionais a atualização em relação aos conteúdos e métodos na Gestão de Turismo, Hotéis, Feiras e Eventos. Apresentar técnicas que garantam a competitividade empresarial e a eficiência gerencial. Aperfeiçoar as competências essenciais aos profissionais para que possam atuar efetivamente junto às organizações.

 

Os Cursos EAD Qualify são online e atendem desde quem ainda não possui uma atividade profissional e pretende se qualificar para o mercado de trabalho até quem já exerce uma atividade profissional e não possui tempo para estudar e atualizar-se para conquistar melhores posições na empresa ou buscar outro emprego. Os cursos EAD Qualify proporcionam ao aluno poder estudar em suas horas vagas e em qualquer local que possua internet, recebendo um conteúdo educacional de altíssimo nível dentro de uma linguagem de fácil assimilação, e ainda com o recebimento do seu certificado em casa. Tudo isso, com um custo extremamente accessível para todas as faixas econômicas da sociedade. Caso o aluno já esteja empregado, ele poderá dar facilmente um UP em sua carreira profissional! Enfim, os Cursos EAD Qualify são uma solução que vieram para ficar em termos qualificação e capacitação profissional da sociedade em larga escala com custos acessíveis! O projeto dos cursos EAD Qualify foi concebido para atender individualmente as diferentes necessidades dos alunos, o aluno estudará no seu ritmo e no seu tempo. Esta é uma das grandes vantagens que a educação à distância traz, os alunos avançam conforme o próprio ritmo e conhecimento, atendendo individualmente cada necessidade e disponibilidade. Outra grande vantagem é que todo o material didático no formato PDF já esta incluído no valor do curso.

Nossos cursos online tem como base legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°.

Metodologia:

O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. Cada disciplina terá sua prova específica e para obter o certificado final o aluno precisará ser aprovado em todas as matérias do curso.

 

Avaliação:

A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.

 

 

 

Módulo 1 – 30 dias


Princípios de Administração

Autor : João Batista Vieira Bonome
- Mestrando em Administração Pública com ênfase em Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro;
- Pós-Graduado em Relações de Trabalho e Negociações pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
- Graduado em Administração de Empresas pela PUC Minas.

Conteúdo:

:: História da Administração
:: A Revolução Industrial e a Administração
:: O planejamento e suas principais características
:: A organização e suas principais características
:: A liderança e suas principais características
:: O controle e suas principais características
:: As habilidades administrativas e suas características
:: Ambiente organizacional e as implicações para o gerenciamento
:: O empreendedorismo como nova possibilidade gerencial para administradores
:: Teorias administrativas

Carga Horária: 30 horas

 

Comunicação Empresarial e Correspondência

Autor : Denise Regina Stacheski
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação - UTP

Conteúdo:
:: Comunicação nas organizações;
:: Públicos organizacionais e veículos de comunicação;
:: Gêneros e documentos empresariais modernos;
:: Língua padrão escrita, qualidade e argumentação;
:: Redação de textos empresariais.

Carga Horária: 10 horas

 

 

Módulo 2 – 30 dias

 

Administração de Pequena e Média Empresa

Autor : Edelvino Razzolini Filho - Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Marketing; Graduado em Administração de Empresas.

Conteúdo:

:: Conceitos introdutórios;
:: Riscos para as MPEs;
:: Características dos empreendedores;
:: Entendendo a questão do porte das empresas;
:: Compreendendo os recursos à disposição das empresas;
:: Oportunidades de negócios: como identificar e aproveitar;
:: Suporte institucional para as PMEs;
:: Plano de negócios: introdução;
:: Plano de negócios: administração e operações;
:: Plano de negócios: marketing e finanças.

Carga Horária: 30 horas

 

Marketing de Serviços 

Autor : Alexandre Luzzi Las Casas - Doutor em Administração Mercadológica pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP); Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP); Graduado em Administração de Empresas com concentração em Marketing - University Maryland College Park (UMD - EUA) e em Administração Mercadológica pela Prince George’s College (PGCC – EUA). 

 Maria Tereza Garcia - Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Casper Líbero.; Especialista em Marketing Internacional pela Universidade Paulista (UNIP); Graduada em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero.

Conteúdo:

:: Introdução ao Marketing de Serviços;

:: Gestão do marketing de serviços;

:: O comprador de serviços;

:: Marketing de relacionamento;

:: Serviços profissionais;

:: Serviços que adicionam valor a tangíveis;

:: Qualidade total em serviços;

:: Avaliação de serviços;

:: Determinação de preços;

:: Distribuição de serviços;

:: Comunicação e venda de serviços;

:: Gerência estratégica de serviços.

 Carga Horária: 36 horas

 

 

Módulo 3 – 30 dias

 

Marketing de Serviços no Turismo (Nome Original = MARKETING DE SERVIÇOS (16 VIDEOAULAS))

Autor : Ana Maria Donato
- MBA em Turismo pela Faculdade de Economia;
- MBA em Administração da Universidade de São Paulo;
- Especialista em Vendas pela Harvard Business School;
- Especialista em Marketing pela Columbia Business School.

Conteúdo:

:: Tendências do turismo e a missão do marketing
:: Desafios do marketing e o novo comportamento do turista
:: Por que as pessoas viajam?
:: O que é turismo e quais seus tipos mais comuns?
:: Definições básicas e processo do marketing
:: Marketing de serviços: particularidades do turismo
:: Segmentação do mercado-alvo
:: Ambiente de marketing aplicado ao turismo
:: Os processos de precificação no turismo
:: Canais de distribuição
:: Promoção: imagem, voz e acústica do negócio
:: Composto de marketing e sua aplicação no turismo
:: Posicionamento: uma vantagem competitiva
:: Planejamento estratégico no turismo
:: O caso Bahia: um exemplo de sucesso no turismo
:: Os principais pontos do marketing no turismo

Carga Horária: 48 horas

 

Serviços de Turismo e Viagens

Autor: Elisabeth Wada
Conteúdo:

::Viagens de Turismo
::Padrões e Tendências em Viagens
::Serviços de Transporte

::Serviços de Hospedagem
::Sistema de Distribuição de Viagens
::Serviços e Produtos Especiais
::Marketing e Promoção do Turismo: segmentos e seus aspectos psicológicos
::Marketing em Turismo
::Hospitalidade
::Pesquisa e Projeções em Turismo

::Contribuições do Turismo para o Desenvolvimento Econômico

::Aspectos Sociais e Culturais do Turismo

::Turismo Sustentável e Meio Ambiente

::Vontade Política e Desenvolvimento do Turismo

::Viagens Coorporativas e Desenvolvimento do Turismo

::Planejamento Turístico e Desenvolvimento de Destinos

 Carga Horária: 48 horas



Módulo 4 – 30 dias

 

Informática Aplicada à Gestão
Autor : Patrícia Noll de Matos - Doutoranda em Informática pela Universitat de Les Illes Balears (Espanha); Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Graduada em Informática pela PUCRS.

Conteúdo:

:: Conceitos básicos de informática
:: Sistema operacional Microsoft Windows
:: A internet
:: Correio eletrônico
:: Processador de texto MS Word
:: Editor de apresentação MS PowerPoint
:: Planilha eletrônica Excel I
:: Planilha eletrônica Excel II
:: Planilha eletrônica Excel III
:: Planilha eletrônica Excel IV
:: Planilha eletrônica Excel V
:: Planilha eletrônica Excel VI
:: Banco de dados Access I
:: Banco de dados Access II
:: Banco de dados Access III

 Carga Horária: 45 horas

 

Elaboração de Roteiros e Pacotes

Alessandro Almeida - Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor nos cursos de Turismo/Hotelaria

Andréa Kogan - Mestre em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano; Graduada em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professora e coordenadora dos cursos de Turismo, Eventos e Letras da UNICD.

Rinaldo Zaina Júnior - Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi-Morumbi; Especialista em Planejamento e Marketing Turístico pela Faculdade Senac de Turismo e Hotelaria; Professor nos cursos de Turismo e Eventos da UNICID  e Professor da Pós-Graduação em Gestão em Serviços de Hospitalidade da Universidade Anhembi-Morumbi.
Conteúdo:

:: Planejando um roteiro;
:: Inglaterra e Escócia;
:: Austrália e Nova Zelândia;
:: Europa Oriental;
:: Portugal, Espanha e França;
:: Itália, Grécia, Mônaco e países Bálcãs;
:: Bélgica, Holanda e Alemanha;
:: Suíça, Liechtenstein, Áustria;
:: América do Sul;
:: Canadá;
:: África e Oriente Médio;
:: México e América Central;
:: Brasil;
:: Estados Unidos;
:: Tipos de roteiros turísticos;
:: Planejamento de roteiros turísticos.

Carga Horária: 48 horas

 

 

Módulo 5 – 30 dias

 

Multimodalidade Turística

Autor : Telma Medeiros Brito - Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na Área de Educação Física e Sociedade; Pós-Graduada em Planejamento e Marketing Turístico pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac – SP); Graduada em Turismo pela Faculdade Ibero-Americana.

Conteúdo:

:: Introdução aos meios de transporte
:: Transporte aéreo: estrutura
:: Transporte aéreo: mercado
:: Transporte marítimo: estrutura
:: Transporte marítimo: mercado
:: Transporte ferroviário: estrutura e mercado
:: Transporte rodoviário: transporte e mercado
:: Transporte e turismo: tendências e problemas

Carga Horária: 24 horas

 

Gestão da Qualidade: Operações em Turismo e Hospitalidade

Autor : Gerson Luís Russo Moysés - Doutor em Administração de Empresas e Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Qualidade pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua nas áreas de sistema de gestão da qualidade há mais de 10 anos, principalmente na implantação de projetos de certificação ISO 9001:2000 em hotéis.

 Conteúdo:

:: O setor de serviços: conceituação e importância;

:: Formas de prestação de serviços;

:: Hospitalidade e turismo;

:: A hospitalidade no Brasil;

:: Qualidade em serviços: as visões de especialistas;

:: Abordagens específicas para a qualidade em serviços;

:: A gestão da qualidade;

:: Controle da qualidade total - definição;

:: Controle da qualidade total – qualidade e produtividade;

:: Controle da qualidade total – programa 5S;

:: Controle da qualidade total – controle do processo;

:: Controle da qualidade total – padronização;

:: Controle da qualidade total – gerenciamento pelas diretrizes;

:: Seis sigma;

:: ISO 9001:2000 – princípios da gestão da qualidade;

:: ISO 9001:2000 – estratégia de implantação;

:: ISO 9001:2000 – sistema de gestão da qualidade;

:: ISO 9001:2000 – responsabilidade da direção;

:: ISO 9001:2000 – gestão de recursos;

:: ISO 9001:2000 – realização do produto (clientes, projeto e aquisição);

:: ISO 9001:2000 – realização do produto;

:: ISO 9001:2000 – medição;

:: ISO 9001:2000 – análise e melhoria;

:: O Sistema oficial de classificação de meios de hospedagem.

 Carga Horária: 60 horas

 

 

Módulo 6 – 30 dias

 

Organização de Eventos e Feiras

Autor : Carmen Lucia Chaim Mattos - Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do
Paraná (UTP); Pós-Graduada em Recursos Humanos (UTP); Especialista em Psicodrama pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Graduada em Psicologia (UTP).

Conteúdo:

:: Os benefícios de eventos e feiras;
:: Conhecendo os tipos de eventos;
:: Planejamento de eventos e feiras;
:: Avaliação do evento;
:: Marketing de eventos.

 Carga Horária: 10 horas

 

Cerimonial e Regras de Protocolo

Autor : Cecília Maria de Souza Pinheiro  - Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Especialista em Psicodrama com atuação em grupos terapêuticos pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Elaboração e aplicação de cursos junto à Unicenp,
Unicuritiba e Unihab, com temas referentes à comunicação, liderança, stress, qualidade de vida, entre outros; Projeto e desenvolvimento de treinamento de equipes.

Conteúdo:

:: Ordem geral de precedência;
:: Prática de precedência;
:: Recursos de Apoio;
:: Organização de jantares formais.

Carga Horária: 10 horas

 

Empreendedorismo

Autor: Sandro Morales
- Doutor em Administração - UFSC;
- Mestre em Administração - Universidade Autônoma de Madri;
- Graduado em Administração - UFSC.

Conteúdo:

:: Empreendedorismo
:: A Psicologia e os empreendedores
:: Competências empreendedoras
:: Estabelecimento de metas e objetivos
:: Busca de oportunidades
:: Busca de informações e riscos calculados
:: Planejamento e monitoramento sistemático
:: Qualidade e eficiência
:: Persuasão e redes de contato
:: Competências mobilizadoras e reforçadoras.

Carga Horária: 30 horas

Curso: Agente de Turismo, Hospitalidade e Eventos

R$710,00
Curso: Agente de Turismo, Hospitalidade e Eventos R$710,00

Curso Agente de Turismo, Hospitalidade e Eventos.

Carga Horária: 429hs

Duração: 6 meses

Autores: João Batista Vieira Bonome; Denise Regina Stacheski; Edelvino Razzolini Filho; Alexandre Luzzi Las Casas; Maria Tereza Garcia; Ana Maria Donato; Elisabeth Wada; Patrícia Noll de Matos; Alessandro Almeida; Andréa Kogan; Rinaldo Zaina Júnior; Telma Medeiros Brito; Gerson Luís Russo Moysés; Carmen Lucia Chaim Mattos; Cecília Maria de Souza Pinheiro; Sandro Morales.

 

Objetivo: Preparar o aluno para o mercado de trabalho, o curso se propõe a oferecer ao participante os conteúdos, conhecimentos e ferramentas para a atuação na área de turismo, hospitalidade, feiras e eventos. Possibilitar aos profissionais a atualização em relação aos conteúdos e métodos na Gestão de Turismo, Hotéis, Feiras e Eventos. Apresentar técnicas que garantam a competitividade empresarial e a eficiência gerencial. Aperfeiçoar as competências essenciais aos profissionais para que possam atuar efetivamente junto às organizações.

 

Os Cursos EAD Qualify são online e atendem desde quem ainda não possui uma atividade profissional e pretende se qualificar para o mercado de trabalho até quem já exerce uma atividade profissional e não possui tempo para estudar e atualizar-se para conquistar melhores posições na empresa ou buscar outro emprego. Os cursos EAD Qualify proporcionam ao aluno poder estudar em suas horas vagas e em qualquer local que possua internet, recebendo um conteúdo educacional de altíssimo nível dentro de uma linguagem de fácil assimilação, e ainda com o recebimento do seu certificado em casa. Tudo isso, com um custo extremamente accessível para todas as faixas econômicas da sociedade. Caso o aluno já esteja empregado, ele poderá dar facilmente um UP em sua carreira profissional! Enfim, os Cursos EAD Qualify são uma solução que vieram para ficar em termos qualificação e capacitação profissional da sociedade em larga escala com custos acessíveis! O projeto dos cursos EAD Qualify foi concebido para atender individualmente as diferentes necessidades dos alunos, o aluno estudará no seu ritmo e no seu tempo. Esta é uma das grandes vantagens que a educação à distância traz, os alunos avançam conforme o próprio ritmo e conhecimento, atendendo individualmente cada necessidade e disponibilidade. Outra grande vantagem é que todo o material didático no formato PDF já esta incluído no valor do curso.

Nossos cursos online tem como base legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°.

Metodologia:

O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. Cada disciplina terá sua prova específica e para obter o certificado final o aluno precisará ser aprovado em todas as matérias do curso.

 

Avaliação:

A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.

 

 

 

Módulo 1 – 30 dias


Princípios de Administração

Autor : João Batista Vieira Bonome
- Mestrando em Administração Pública com ênfase em Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro;
- Pós-Graduado em Relações de Trabalho e Negociações pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
- Graduado em Administração de Empresas pela PUC Minas.

Conteúdo:

:: História da Administração
:: A Revolução Industrial e a Administração
:: O planejamento e suas principais características
:: A organização e suas principais características
:: A liderança e suas principais características
:: O controle e suas principais características
:: As habilidades administrativas e suas características
:: Ambiente organizacional e as implicações para o gerenciamento
:: O empreendedorismo como nova possibilidade gerencial para administradores
:: Teorias administrativas

Carga Horária: 30 horas

 

Comunicação Empresarial e Correspondência

Autor : Denise Regina Stacheski
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação - UTP

Conteúdo:
:: Comunicação nas organizações;
:: Públicos organizacionais e veículos de comunicação;
:: Gêneros e documentos empresariais modernos;
:: Língua padrão escrita, qualidade e argumentação;
:: Redação de textos empresariais.

Carga Horária: 10 horas

 

 

Módulo 2 – 30 dias

 

Administração de Pequena e Média Empresa

Autor : Edelvino Razzolini Filho - Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Marketing; Graduado em Administração de Empresas.

Conteúdo:

:: Conceitos introdutórios;
:: Riscos para as MPEs;
:: Características dos empreendedores;
:: Entendendo a questão do porte das empresas;
:: Compreendendo os recursos à disposição das empresas;
:: Oportunidades de negócios: como identificar e aproveitar;
:: Suporte institucional para as PMEs;
:: Plano de negócios: introdução;
:: Plano de negócios: administração e operações;
:: Plano de negócios: marketing e finanças.

Carga Horária: 30 horas

 

Marketing de Serviços 

Autor : Alexandre Luzzi Las Casas - Doutor em Administração Mercadológica pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP); Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP); Graduado em Administração de Empresas com concentração em Marketing - University Maryland College Park (UMD - EUA) e em Administração Mercadológica pela Prince George’s College (PGCC – EUA). 

 Maria Tereza Garcia - Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Casper Líbero.; Especialista em Marketing Internacional pela Universidade Paulista (UNIP); Graduada em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero.

Conteúdo:

:: Introdução ao Marketing de Serviços;

:: Gestão do marketing de serviços;

:: O comprador de serviços;

:: Marketing de relacionamento;

:: Serviços profissionais;

:: Serviços que adicionam valor a tangíveis;

:: Qualidade total em serviços;

:: Avaliação de serviços;

:: Determinação de preços;

:: Distribuição de serviços;

:: Comunicação e venda de serviços;

:: Gerência estratégica de serviços.

 Carga Horária: 36 horas

 

 

Módulo 3 – 30 dias

 

Marketing de Serviços no Turismo (Nome Original = MARKETING DE SERVIÇOS (16 VIDEOAULAS))

Autor : Ana Maria Donato
- MBA em Turismo pela Faculdade de Economia;
- MBA em Administração da Universidade de São Paulo;
- Especialista em Vendas pela Harvard Business School;
- Especialista em Marketing pela Columbia Business School.

Conteúdo:

:: Tendências do turismo e a missão do marketing
:: Desafios do marketing e o novo comportamento do turista
:: Por que as pessoas viajam?
:: O que é turismo e quais seus tipos mais comuns?
:: Definições básicas e processo do marketing
:: Marketing de serviços: particularidades do turismo
:: Segmentação do mercado-alvo
:: Ambiente de marketing aplicado ao turismo
:: Os processos de precificação no turismo
:: Canais de distribuição
:: Promoção: imagem, voz e acústica do negócio
:: Composto de marketing e sua aplicação no turismo
:: Posicionamento: uma vantagem competitiva
:: Planejamento estratégico no turismo
:: O caso Bahia: um exemplo de sucesso no turismo
:: Os principais pontos do marketing no turismo

Carga Horária: 48 horas

 

Serviços de Turismo e Viagens

Autor: Elisabeth Wada
Conteúdo:

::Viagens de Turismo
::Padrões e Tendências em Viagens
::Serviços de Transporte

::Serviços de Hospedagem
::Sistema de Distribuição de Viagens
::Serviços e Produtos Especiais
::Marketing e Promoção do Turismo: segmentos e seus aspectos psicológicos
::Marketing em Turismo
::Hospitalidade
::Pesquisa e Projeções em Turismo

::Contribuições do Turismo para o Desenvolvimento Econômico

::Aspectos Sociais e Culturais do Turismo

::Turismo Sustentável e Meio Ambiente

::Vontade Política e Desenvolvimento do Turismo

::Viagens Coorporativas e Desenvolvimento do Turismo

::Planejamento Turístico e Desenvolvimento de Destinos

 Carga Horária: 48 horas



Módulo 4 – 30 dias

 

Informática Aplicada à Gestão
Autor : Patrícia Noll de Matos - Doutoranda em Informática pela Universitat de Les Illes Balears (Espanha); Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Graduada em Informática pela PUCRS.

Conteúdo:

:: Conceitos básicos de informática
:: Sistema operacional Microsoft Windows
:: A internet
:: Correio eletrônico
:: Processador de texto MS Word
:: Editor de apresentação MS PowerPoint
:: Planilha eletrônica Excel I
:: Planilha eletrônica Excel II
:: Planilha eletrônica Excel III
:: Planilha eletrônica Excel IV
:: Planilha eletrônica Excel V
:: Planilha eletrônica Excel VI
:: Banco de dados Access I
:: Banco de dados Access II
:: Banco de dados Access III

 Carga Horária: 45 horas

 

Elaboração de Roteiros e Pacotes

Alessandro Almeida - Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor nos cursos de Turismo/Hotelaria

Andréa Kogan - Mestre em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano; Graduada em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professora e coordenadora dos cursos de Turismo, Eventos e Letras da UNICD.

Rinaldo Zaina Júnior - Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi-Morumbi; Especialista em Planejamento e Marketing Turístico pela Faculdade Senac de Turismo e Hotelaria; Professor nos cursos de Turismo e Eventos da UNICID  e Professor da Pós-Graduação em Gestão em Serviços de Hospitalidade da Universidade Anhembi-Morumbi.
Conteúdo:

:: Planejando um roteiro;
:: Inglaterra e Escócia;
:: Austrália e Nova Zelândia;
:: Europa Oriental;
:: Portugal, Espanha e França;
:: Itália, Grécia, Mônaco e países Bálcãs;
:: Bélgica, Holanda e Alemanha;
:: Suíça, Liechtenstein, Áustria;
:: América do Sul;
:: Canadá;
:: África e Oriente Médio;
:: México e América Central;
:: Brasil;
:: Estados Unidos;
:: Tipos de roteiros turísticos;
:: Planejamento de roteiros turísticos.

Carga Horária: 48 horas

 

 

Módulo 5 – 30 dias

 

Multimodalidade Turística

Autor : Telma Medeiros Brito - Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na Área de Educação Física e Sociedade; Pós-Graduada em Planejamento e Marketing Turístico pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac – SP); Graduada em Turismo pela Faculdade Ibero-Americana.

Conteúdo:

:: Introdução aos meios de transporte
:: Transporte aéreo: estrutura
:: Transporte aéreo: mercado
:: Transporte marítimo: estrutura
:: Transporte marítimo: mercado
:: Transporte ferroviário: estrutura e mercado
:: Transporte rodoviário: transporte e mercado
:: Transporte e turismo: tendências e problemas

Carga Horária: 24 horas

 

Gestão da Qualidade: Operações em Turismo e Hospitalidade

Autor : Gerson Luís Russo Moysés - Doutor em Administração de Empresas e Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Qualidade pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua nas áreas de sistema de gestão da qualidade há mais de 10 anos, principalmente na implantação de projetos de certificação ISO 9001:2000 em hotéis.

 Conteúdo:

:: O setor de serviços: conceituação e importância;

:: Formas de prestação de serviços;

:: Hospitalidade e turismo;

:: A hospitalidade no Brasil;

:: Qualidade em serviços: as visões de especialistas;

:: Abordagens específicas para a qualidade em serviços;

:: A gestão da qualidade;

:: Controle da qualidade total - definição;

:: Controle da qualidade total – qualidade e produtividade;

:: Controle da qualidade total – programa 5S;

:: Controle da qualidade total – controle do processo;

:: Controle da qualidade total – padronização;

:: Controle da qualidade total – gerenciamento pelas diretrizes;

:: Seis sigma;

:: ISO 9001:2000 – princípios da gestão da qualidade;

:: ISO 9001:2000 – estratégia de implantação;

:: ISO 9001:2000 – sistema de gestão da qualidade;

:: ISO 9001:2000 – responsabilidade da direção;

:: ISO 9001:2000 – gestão de recursos;

:: ISO 9001:2000 – realização do produto (clientes, projeto e aquisição);

:: ISO 9001:2000 – realização do produto;

:: ISO 9001:2000 – medição;

:: ISO 9001:2000 – análise e melhoria;

:: O Sistema oficial de classificação de meios de hospedagem.

 Carga Horária: 60 horas

 

 

Módulo 6 – 30 dias

 

Organização de Eventos e Feiras

Autor : Carmen Lucia Chaim Mattos - Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do
Paraná (UTP); Pós-Graduada em Recursos Humanos (UTP); Especialista em Psicodrama pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Graduada em Psicologia (UTP).

Conteúdo:

:: Os benefícios de eventos e feiras;
:: Conhecendo os tipos de eventos;
:: Planejamento de eventos e feiras;
:: Avaliação do evento;
:: Marketing de eventos.

 Carga Horária: 10 horas

 

Cerimonial e Regras de Protocolo

Autor : Cecília Maria de Souza Pinheiro  - Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Especialista em Psicodrama com atuação em grupos terapêuticos pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Elaboração e aplicação de cursos junto à Unicenp,
Unicuritiba e Unihab, com temas referentes à comunicação, liderança, stress, qualidade de vida, entre outros; Projeto e desenvolvimento de treinamento de equipes.

Conteúdo:

:: Ordem geral de precedência;
:: Prática de precedência;
:: Recursos de Apoio;
:: Organização de jantares formais.

Carga Horária: 10 horas

 

Empreendedorismo

Autor: Sandro Morales
- Doutor em Administração - UFSC;
- Mestre em Administração - Universidade Autônoma de Madri;
- Graduado em Administração - UFSC.

Conteúdo:

:: Empreendedorismo
:: A Psicologia e os empreendedores
:: Competências empreendedoras
:: Estabelecimento de metas e objetivos
:: Busca de oportunidades
:: Busca de informações e riscos calculados
:: Planejamento e monitoramento sistemático
:: Qualidade e eficiência
:: Persuasão e redes de contato
:: Competências mobilizadoras e reforçadoras.

Carga Horária: 30 horas